quinta, 28 de março de 2024
Copom

Ativa Investimentos: BC surpreende com retirada de forward guidance no primeiro Copom do ano

21 janeiro 2021 - 17h45Por Redação SpaceMoney

O principal destaque da primeira reunião do Copom, realizada ontem (20), foi a retirada do forward guidance pelo Banco Central, disse a Ativa Investimentos em nota divulgada hoje (21).

O economista-chefe da Ativa, Étore Sanchez, explica que as expectativas eram de que o forward guidance continuasse por, pelo menos, mais alguns meses."Parte dos analistas que avaliavam como plausível a chance do forward guidance existir até março foram surpreendidos, inclusive eu".

Conforme esperado por Sanchez, o Banco Central revisou suas expectativas para cima, com mudanças motivadas pelo câmbio e também pelo avanço das perspectivas de inflação do Boletim Focus.

Outro ponto que é chamado atenção pela casa de análise é a seguinte frase do comunicado do Copom : "As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”. Para Étore, isso pode significar uma postura para manter uma política com taxas de juros mais altas, com menor demanda e inflação mais controlada, chamado de hawkish.

"Ainda que se possa interpretar que o trecho refere-se a atual conjuntura inflacionária na ponta (em uma métrica trimestral dessazonalizada) e que com o passar do avanço de preços correntes, tal métrica tende a afundar, a autoridade optou por inserir tal trecho, o que também pode ser classificado como hawkish", afirma.

O economista também chama a atenção para as palavras "neste momento", no penúltimo parágrafo, uma novidade no comunicado. "A sinalização que a autoridade optou por fazer diz respeito à temporalidade finita do grau de estímulo, que por mais óbvio que possa parecer foi escolhido para ser inserido pelo BC, atribuindo mais um tom hawkish", explica.