quinta, 25 de abril de 2024
Agronegócios

Ativa Investimentos amplia cobertura de empresas Agro de olho no crescimento do setor na bolsa

Corretora já fazia a cobertura de empresas do setor de proteínas com JBS, BRF, Marfrig e Minerva

29 setembro 2021 - 14h00Por Redação Spacemoney

A corretora Ativa Investimentos ampliou a cobertura de empresas do agronegócio amparada na importância do setor na economia do país e no crescimento do setor na bolsa. Para Camil Alimentos e Kepler Weber a recomendação é de compra. Já para as empresas SLC Agrícola, Brasil Agro e São Martinho, a recomendação é neutra.

Sergio Berruezo, analista de research da Ativa Investimentos e responsável pelo setor, explica que a Camil é uma empresa de perfil defensivo, com receitas recorrentes devido à sua atuação no segmento de produtos de alimentação básicos, como o arroz e o feijão.

"Essa característica da empresa pode ser interessante para atravessar períodos de incerteza do mercado interno", diz Berruezo. Já a Kepler Weber é líder com cerca de 40% de participação de mercado no segmento de armazenagem, e se beneficia da tendência secular de liderança brasileira no agronegócio e bem-posicionada para capturar o gargalo na armazenagem de grãos brasileiros.

A Ativa Investimentos já fazia a cobertura de empresas do setor de proteínas com JBS, BRF, Marfrig e Minerva. "O setor Agro no Brasil tem se tornado cada vez mais importante na economia do país e, mais recentemente, tem ganhado uma grande representatividade na bolsa. Consideramos muito importante poder cobrir esse setor e levar mais uma luz sobre estas empresas pra os investidores", explica Pedro Serra, gerente de research da Ativa Investimentos.

De olho no agronegócio

Em agosto, a Ativa Investimentos inaugurou seu décimo escritório, localizado na cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. A corretora, que completa 38 anos de atuação no mercado financeiro em setembro, foi atraída pelo potencial da atividade econômica da região, que se destaca, principalmente, como um dos mais importantes polos da atividade agropecuária brasileira.

A estratégia da Ativa visa auxiliar as empresas do agronegócio instaladas na região em operações de funding e estruturação de dívida para captação de recursos de financiamento no mercado financeiro, funcionando como uma alternativa de alavancagem de capital independente de subsídios governamentais e de bancos comerciais tradicionais.

A Ativa possui escritórios no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Cuiabá (MT).