sexta, 26 de abril de 2024
Abertura de capital

ARTIGO - Temporada de IPOs no Brasil e o mercado de investimentos

Apenas no mês de julho, essas operações movimentaram cerca de R$ 4,3 bilhões

11 agosto 2021 - 17h18Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação

*Por Ale Boiani

Com a queda da taxa de juros nos últimos anos, o brasileiro começou a investir mais no mercado de bolsa de valores e a tendência se manteve mesmo agora com o ciclo de alta da Selic, a quarta consecutiva, que chegou aos 5,25% ao ano. Diante deste cenário, podemos observar nos investidores uma mudança de pensamento e de comportamento que nos faz reavaliar e entender que investir em uma ação não é uma loteria, e sim acreditar e apostar no crescimento de uma empresa.

A B3, única bolsa de valores que opera no Brasil, tem aproximadamente 40% das 400 empresas atuando em commodities. Recentemente empresas de outras áreas em pleno crescimento têm feito abertura de capital em áreas como saúde, tecnologia e mercado pet. Em 2021 já tivemos perto de 30 empresas abrindo capital, e se somarmos com os IPO's de 2020, a representação é de ¼ das empresas atualmente listadas.

Apenas no mês de julho, os IPOs movimentaram cerca de R$ 4,3 bilhões. Foi um mês bastante agitado na B3. No total, 12 novas companhias, de diversos setores, escolheram a bolsa do brasil para abrir capital, e dentre as ofertas do mês estão Smart Fit (SMFT3), 3tentos (TTEN3), Multilaser (MLAS3) e ClearSale (CLSA3). Também neste mês tivemos o maior IPO do ano no Brasil, com a abertura de capital da Raízen, uma das maiores produtoras de Etanol e açúcar do mundo. Para se ter uma ideia, a capacidade de processamento de cana em milhões de toneladas é de 105 milhões, enquanto na China inteira, é de 76 milhões, de acordo com a RI Raízen.

No mercado Pet, a Petz é a única empresa de capital aberto que temos por enquanto na B3. A empresa abriu capital em setembro do ano passado, e, de lá para cá em pouco menos de um ano, a ação já valorizou 57,31%. Na última semana, a marca comprou a PetTech Zee.Dog, que tem presença em 45 países e 30% do faturamento é no exterior, com expectativa de crescimento acelerado.

Com um cenário tão positivo, o mercado pode esperar ainda mais novidades este ano neste sentido. Atualmente existe uma fila de mais de 20 empresas para abrir capital ainda em 2021, já descontando as empresas que desistiram da abertura no primeiro semestre.

Ter um assessor ou consultor de investimentos que acompanhe o mercado e o mantenha informado quanto às ameaças e oportunidades, é primordial para ter uma carteira de investimentos balanceada. Diversificação sempre foi a palavra de ordem, e o aumento de empresas de outras áreas na B3 vai ajudar para que isto realmente aconteça.

*CEO, fundadora e Sócia do 360iGroup