sábado, 27 de abril de 2024
Transformação digital

ARTIGO - Empresas varejistas perdem até 7% do lucro líquido por falhas no fluxo de informações

Através da análise de procedimentos e controles, é possível avaliar informações contidas nos arquivos eletrônicos e fazer a revisão dos processos

14 junho 2021 - 12h14Por Redação SpaceMoney

Por Henrique Sampaio*

Cerca de 67% das perdas financeiras no setor do varejo acontecem devido a erros em processos internos. Isso acontece porque todas as implicações que envolvem o processo de compra e acerto de contas são passíveis de erros, justamente pela alta demanda e quantidade de dados a serem considerados.

Ao verificar as margens de lucro das empresas do setor, percebe-se que esse valor faz uma grande diferença no orçamento de toda a organização.

Pagamentos em duplicidade, taxas excessivas e até 20% das receitas contratuais e bonificações que são perdidas ao longo dos anos representam gastos excedentes, que impactam diretamente no lucro da empresa. Nesse cenário, a recuperação de lucros é sinônimo de oportunidade.

Através de um levantamento e da análise de procedimentos e controles, é possível avaliar as informações contidas nos arquivos eletrônicos da empresa e fazer essa revisão de todos os processos.

Nessa fase de entendimento, são conhecidas as regras de negócios que direcionarão todas as análises, a migração dos dados eletrônicos para um software de rastreamento e análise de registros eletrônicos, utilizando-se de tecnologia de Inteligência Artificial para maior acurácia e precisão.

Esse processo é feito por uma empresa de auditoria, como a DHS, que leva em consideração o fluxo financeiro, as verbas comerciais, taxas de cartão de crédito, bem como pagamentos dos fornecedores que foram cobrados ou pagos de forma equivocada.

A partir disso, um exame documental identifica as inconsistências e reúnem as perdas através de valores pagos indevidamente, que por fim, são cobrados dos respectivos fornecedores.

Além da recuperação, a auditoria interna aponta as falhas de processo e sugere melhorias que farão com que as empresas não voltem a perder dinheiro sem ter ciência como no passado.

Esse grande fluxo de informações pode causar defasagem e atraso nas tomadas de decisões importantes da empresa.

Além disso, o múltiplo preço/lucro pode influenciar na rentabilidade das ações da organização, o que também impacta no comportamento do mercado e na performance do empreendimento.

Cada vez mais protagonistas das transações financeiras, os múltiplos de performance são essenciais para a valoração do próprio negócio. Para fazer isso é importante ter governança e boa gestão financeira, sendo a auditoria uma excelente oportunidade para potencializar ainda mais isso.

Henrique Sampaio é CEO do Grupo DHS.

Com informações de Hochmüller Comunicação.