Menu
Busca segunda, 27 de setembro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Transição digital

ARTIGO - A tecnologia avançada como ferramenta na transformação dos negócios

A digitalização é um caminho sem volta e as empresas devem estar preparadas, com uma assessoria especializada, para atender as demandas dos seus consumidores e clientes

15 setembro 2021 - 13h44Por Redação SpaceMoney

Por Denise Marconi*

A pandemia de Covid-19 trouxe enormes desafios para todos nós. Do dia para a noite, tivemos de ficar em casa e refazer toda a nossa rotina de trabalho, estudos e vida social. Muitas famílias perderam entes queridos.

Felizmente, a vacinação da população avança no país e esperamos que em breve possamos respirar um pouco mais aliviados e torcer para que tudo seja passado, além de retomarmos nossas vidas normais.

Às empresas, cabe o desafio de remodelar e adaptar seus negócios naquilo que se convencionou chamar de “novo normal”. E como fazer isso? A tecnologia, com certeza, será uma ferramenta essencial para essa mudança.

Durante o confinamento, áreas como o e-commerce, o ensino à distância e o setor financeiro desencadearam, em poucos meses, processos de atendimento digital aos consumidores que levariam alguns anos para serem totalmente implementados.

Pessoas que estavam acostumadas a se deslocar pessoalmente às suas agências bancárias, agora fazem tudo pelo computador ou aplicativo no smartphone. O mesmo acontece em relação às compras nos supermercados.

A digitalização é um caminho sem volta e as empresas devem estar preparadas para as demandas dos seus consumidores e clientes. 

Para isso, contar com assessoria especializada é fundamental. A EY, em parceria com a SAP, considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo focada em soluções de negócios, oferece atendimento nas mais diversas áreas.

Em um trabalho multidisciplinar, que envolve desde a estratégia até a implementação e operação de novas tecnologias, consultores especializados desenvolvem programas e serviços que atendam o perfil de cada cliente.

Para isso, a EY não mede esforços e investimentos para oferecer o que existe de melhor no mercado em soluções digitais. Em fevereiro, por exemplo, a EY anunciou a aquisição da Partners Digital, uma das principais integradoras da plataforma de soluções SAP da América Latina.

A operação faz parte da estratégia da EY em reforçar sua atuação em consultoria, no segmento de Customer Experience, e contribui para otimizar a oferta de soluções para a jornada de transformação digital dos clientes.

A aquisição também reforça a parceria já existente com a SAP, otimizando a entrega de serviços baseados na plataforma SAP C/4Hana. 

Mas não é apenas o público externo que merece atenção nesse processo intenso de mudanças. Um dos maiores desafios, agora, refere-se à volta do trabalho presencial dos funcionários nos escritórios e empresas.

Como será essa volta? Modelo híbrido? O home office veio para ficar? Não existe um modelo fechado e tudo vai depender do tipo e tamanho da empresa, mas as mudanças certamente serão grandes e nesse momento estamos ainda trabalhando com hipóteses e não com certezas.

Até alguns meses atrás, havia um certo consenso de que o home office poderia ser de até 100% nas corporações. Hoje, já não há tanta certeza disso e muitas companhias estão convocando de volta seus funcionários aos escritórios, inclusive as gigantes de tecnologia. E aí surgem novos desafios. 

Hoje, as reuniões remotas funcionam bem porque todos estão em casa. E quando a metade dos presentes na reunião estiver no escritório e a outra metade participar de casa? O rendimento da reunião será o mesmo? Talvez não e aí a tecnologia novamente entra em ação com soluções avançadas para conexão remota. 

A tecnologia avançada, com boa assistência e consultoria especializada, deve estar no horizonte de todo o mundo corporativo, desde as grandes corporações até as pequenas empresas, sem contar os empreendedores que surgiram durante a pandemia.

Não podemos esquecer nunca que a tecnologia se tornou a grande viabilizadora dos negócios e todas as soluções passam pela aplicação das inovações disponíveis no mercado. 

O empresário que não entender isso certamente corre grande risco do seu negócio sumir em poucos anos. Nós, consultores, estamos aqui justamente para trabalhar junto com as empresas para garantir seu crescimento e perenidade.

*Denise Marconi, sócia de Tecnologia da EY.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: