quinta, 28 de março de 2024
Batalha jurídica

Apple (NASDAQ:AAPL) barra Fortnite em App Store até que casos na Justiça sejam resolvidos

Audiência inicial da Epic Games em um pedido de apelação no caso está marcado para 12 de dezembro

22 setembro 2021 - 17h41Por Reuters
 - Crédito: Laurenz Heymann/Unsplash

Por Subrat Patnaik e Stephen Nellis, da Reuters - A Apple (NASDAQ:AAPL) excluiu o videogame "Fortnite" de sua loja de aplicativos por vários anos até que todos as apelações de processos na Justiça envolvendo a empresa e a Epic Games sejam resolvidas, afirmou o presidente-executivo da produtora de jogos, Tim (SA:TIMS3) Sweeney, nesta quarta-feira (22).

Sweeney denunciou no Twitter a decisão da Apple nesta quarta-feira e afirmou que a Epic Games continuará batalhando contra a gigante da tecnologia nos tribunais.

A audiência inicial da Epic Games em um pedido de apelação no caso entre as duas empresas está marcado para 12 de dezembro. A resposta da Apple está marcada para 20 de janeiro de 2022. Todo o processo de apelação pode levar anos.

"Esta é outra postura anticompetitiva extraordinária da Apple, demonstrando o poder deles em moldar os mercados e em escolher vencedores e perdedores", escreveu Sweeney.

As duas companhias travam uma disputa na Justiça desde agosto do ano passado. A produtora de videogames tentou contornar a cobrança de comissão de 30% pela Apple sobre as vendas de Fornite por meio do lançamento de seu próprio sistema de pagamentos.

O caso é atentamente acompanhado uma vez que a Apple enfrenta outras queixas e reclamações regulatórias sobre as regras que forçam os produtores de videogames a seguir dentro da App Store.

"A Epic cometeu uma violação intencional de contrato, e quebra de confiança, ao esconder código da Apple", afirmou a Apple à Epic Games, segundo carta compartilhada por Sweeney.

Os desenvolvedores de aplicativos há muito criticam as comissões de 15% a 30% cobrados de muitos deles pela App Store.

No início deste mês, um juiz dos Estados Unidos decidiu contra algumas regras da App Store, forçando a companhia a permitir que os desenvolvedores possam enviar seus usuários para outros sistemas de pagamento, em uma vitória parcial para a Epic Games e outras empresas.