sexta, 26 de abril de 2024
Impasse

ANP recomenda ao Cade veto da venda da Gaspetro pela Compass (PASS3), subsidiária da Cosan (CSAN3)

Segundo a agência, a Compass "não demonstrou sua independência com relação aos agentes que compõem os demais elos da cadeia de gás natural"

21 dezembro 2021 - 09h46Por Redação SpaceMoney
GasodutosGasodutos - Crédito: Depositphotos

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) enviou nota ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) com a recomendação de que o órgão reprove aquisição da Gaspetro pela Compass (PASS3), subsidiária da Cosan (CSAN3), e que a Petrobras (PETR4) abra um novo processo para a venda da companhia.

Segundo a agência, a Compass “não demonstrou sua independência com relação aos agentes que compõem os demais elos da cadeia de gás natural”. 

A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em dezessete concessionárias de distribuição de gás natural distribuídas pelo país, além do controle da Gas Brasiliano (SP).

A ANP sugere que a Petrobras permita que interessados apresentem ofertas em separado para cada concessionária que a Gaspetro possui participação.

Segundo a ANP, o formato sugerido seria mais propício à competição no setor.

Caso o Cade aprove a venda para a Compass, a ANP sugere que pelo menos remédios sejam adotados, para limitar o poder da Compass, que já possui a maior distribuidora de gás do país, a Comgás, e levou recentemente a Sulgás, distribuidora do Rio Grande do Sul.

Com informações complementares de Levante e Valor.