sexta, 26 de abril de 2024
Investimentos alternativos

Analistas listam cinco dicas infalíveis para você ganhar renda passiva com as criptomoedas

Executivos de Financial Move e Cripto Mestre reúnem vantagens para ganhos expressivos com criptoativos e indicam quais caminhos seguir - e quais não seguir - nesse investimento

15 fevereiro 2022 - 14h40Por Redação SpaceMoney

Nem só de dividendos pode viver alguém com interesse em investir e receber renda passiva. Bem além das ações, também é possível receber rendimento extra fazendo renda passiva com criptomoedas! E existem diversas formas de se fazer isso.

A mais famosa é o staking, em que se deixa parte das criptomoedas disponíveis na blockchain para, dessa forma, receber moedas como recompensas desse empréstimo. É como uma espécie de CDB, em que se recebe juros de empréstimo feito ao banco, por exemplo.

No staking, o investidor recebe moedas digitais como juros do empréstimo.

“Renda passiva em cripto é você deixar as suas criptomoedas rendendo. A gente pode fazer uma analogia com dividendos. Quando você tem uma determinada ação e ela paga dividendos, você sempre ganha periodicamente. No mundo de cripto, é possível ganhar deixando em staking algumas criptomoedas como Ethereum, Cardano e DOT, por exemplo. E ficar recebendo ‘dividendos’ das suas criptomoedas”, explica Tasso Lago, gestor de fundos privados em criptomoedas e fundador da Financial Move.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Também é possível fazer staking com stablecoins, que são criptomoedas pareadas em algum ativo como o dólar, euro ou real. Tether (USDT) e USD Coin (USDC) são exemplos.

A vantagem é que por cada unidade ser equiparada a um dólar, não se tratam de criptomoedas voláteis.

“É uma forma de usar ecossistema das criptomoedas sem se expor a volatilidade. Obviamente que se você for fazer staking de ethereum, por exemplo, vai ficar sujeito a volatilidade do preço. Mas se fizer staking de stablecoin pareada com dólar, por exemplo, vai ficar ganhando dinheiro em dólar. Ou seja, é uma excelente forma de ganhar dinheiro em um ano em que o mercado está muito lateral e ainda não pegou nova tendência. Nos últimos meses, o staking tem se popularizado muito”, diz Tasso.

Além do staking, Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, explica que é possível obter renda passiva por meio de empréstimos de tokens e como forma de fornecer liquidez

"Quando você tem duas moedas no longo prazo como bitcoin e ethereum, não tem interesse em vender e é indiferente à quantidade que possui, pode fornecer liquidez. Por exemplo, eu forneço 500 dólares em bitcoin e 500 dólares em ethereum em uma piscina de liquidez em que pessoas que querem cmprar ou vender uma dessas criptos acessam essa piscina. Se alguém quiser comprar bitcoin, recebe a moeda e entrega ethereum. Da mesma forma que pessoas que querem comprar ethereum, retiram a cripto e depositam bitcoin", afirma.

Andrey também destaca que é mais interessante para o investidor que precisa pegar um empréstimo fazer isso por meio de stablecoin: "O investidor que pega emprestado em cripto, vai preferir em stablecoin, pois ele sabe que o valor da stablecoin é 1 pra 1. Se pega emprestado em bitcoin e a cripto sobe, maior será a dívida que ele terá com protocolo de empréstimos. Então, a demanda por stablecoin acaba sendo maior".

Tasso Lago também destaca que o investidor precisa ter cuidados em qual projeto irá entrar, pois quanto maior a possibilidade de ganho, maior também é o risco. “Qualquer projeto que dê percentual muito agressivo de ganho segue a máxima de risco retorno. Para ganhar mais dinheiro, se expõe a risco maior também. Não recomendo staking de dólar de 100% ao ano, por exemplo. A chance é de ter queda muito grande”, afirma.

Felipe Veloso, economista e fundador da Cripto Mestre, também recomenda ao investidor evitar gerar renda passiva com criptos novas e pequenas

"O que mais existe são criptos recém criadas que prometem retornos gigantescos, mas ou desaparecem ou chegam ao valor zero em poucos meses. Ganhar renda passiva nelas é o mesmo que ganhar renda passiva em vento ou água do mar na praia. Também evitaria jogos NFTs, já vi dezenas de pessoas perderem tudo por confiar nesses jogos, pois como dependem de novos compradores para pagarem os existentes, viram grandes pirâmides financeiras que sempre caem. Os iniciantes podem prover liquidez dentro das próprias corretoras como a Binance", diz.

Com informações de Hochmuller Multimídia.