sexta, 19 de abril de 2024
Ações

Alphabet cai com nova investigação antitruste da UE sobre as operações de publicidade do Google

O caso é o mais recente de uma série de investigações contra a gigante online

22 junho 2021 - 14h03Por Investing.com

Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – As ações da Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) tinham queda de 0,08% por volta das 14h01 (horário de Brasília) de terça-feira (22), depois de a União Europeia ter aberto outra investigação antitruste, desta vez focando nas operações de publicidade de sua unidade Google.

A Comissão Europeia avaliará as restrições impostas pelo Google à capacidade dos anunciantes, veículos de publicação e outros terceiros de acessarem dados sobre a identidade do usuário e o seu comportamento.

"Estamos preocupados com o fato de o Google ter dificultado a concorrência dos serviços de publicidade online rivais na chamada 'pilha de tecnologia anúncios'... Vamos também analisar as políticas de monitoramento de usuários da Google para garantir que estejam em conformidade com as regras de livre concorrência", afirmou a Vice-Presidente Executiva, Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência, em um comunicado de imprensa.

O caso é o mais recente de uma série de investigações contra a gigante online com acusações de que vão desde interferir na privacidade dos usuários até permitir o uso não autorizada de dados de direitos autorais.

Em um caso separado que trouxe alívio para o serviço YouTube do Google, o Tribunal de Justiça Europeu afirmou hoje que as plataformas online não são responsáveis pelo carregamento, pelos usuários, de obras não autorizadas, a menos que as plataformas não tenham conseguido tomar medidas rápidas para remover ou bloquear o acesso ao conteúdo.