sexta, 19 de abril de 2024
Desbloqueio

Ações de bancos norte-americanos sobem com autorização do Fed para retornos financeiros

O banco central dos Estados Unidos afirma que os grandes bancos continuam apresentando fortes níveis de capital

25 junho 2021 - 16h34Por Investing.com

Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – As ações dos bancos, de maneira geral, subiam nesta sexta-feira depois de terem passado pelo último teste de estresse do Federal Reserve, uma jogada que desbloqueia bilhões de dólares reservados a recompras e dividendos.

As ações do Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34), do Citigroup Inc (NYSE:C) (SA:CTGP34), do JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34) e do Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) apresentavam altas entre 0,4% e 2,2% por volta das 16h33 (horário de Brasília). O banco de empréstimos Wells Fargo (NYSE:WFC) (SA:WFCO34) subia 2,74%.

O banco central dos Estados Unidos afirma que os grandes bancos continuam apresentando fortes níveis de capital e poderiam continuar oferecendo empréstimo a pessoas físicas e jurídicas mesmo durante um severo cenário de recessão.

"No ano passado, o Federal Reserve realizou três testes de estresse com diferentes cenários hipotéticos de recessão e todos eles confirmaram que o sistema bancário está fortemente posicionado para apoiar a recuperação em curso", disse o Vice-Presidente de Supervisão, Randal Quarles.

Todos os 23 grandes bancos testados permaneceram bem acima de seus requisitos mínimos de capital de risco e, conforme estabelecido anteriormente pelo Conselho, as restrições adicionais impostas durante o evento da COVID deverão terminar, de acordo com o Fed, em nota.

Os testes de estresse do Conselho ajudam a garantir que os grandes bancos possam apoiar a economia durante as crises econômicas. Os testes avaliam a resiliência dos grandes bancos estimando suas perdas, receitas e níveis de capital – que proporcionam uma reserva de contenção contra perdas – em cenários hipotéticos nos próximos nove trimestres.