sexta, 26 de abril de 2024
Processo

Acionistas aprovam privatização da Eletrobras (ELET6;ELET3)

Os acionistas aprovaram nesta terça-feira (22) o projeto de capitalização da companhia que autoriza a saída da União do grupo controlador da empresa e o processo de desestatização

22 fevereiro 2022 - 18h57Por Redação Spacemoney
Fachada EletrobrasFachada Eletrobras - Crédito: Eletrobras

Os acionistas da Eletrobras (ELET3;ELET6) aprovaram nesta terça-feira (22) o projeto de capitalização da companhia que autoriza a saída da União do grupo controlador da empresa e o processo de desestatização, segundo informações da Broadcast.

Estava em pauta a aprovação da realização de uma nova oferta de ações e os poderes para que o conselho da companhia defina as regras da operação, como os termos e condições da oferta, cronograma, aumento de capital social e o preço de emissão dos ativos. 

A oferta de ações, se concluída, irá diluir a participação estatal da companhia de 70% do capital votante para apenas 45%. Em outras palavras, o governo deixa de ter a maioria das ações e a empresa deixa na prática de ser uma estatal.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Além disso, os acionistas também votaram os itens que estão condicionados ao processo de desestatização - como a reorganização societária de subsidiárias, o valor a ser pago para a União pela concessão dos contratos de energia dos próximos anos e programas sociais para revitalização de áreas de bacias hidrográficas.

Com o aval da assembleia, o conselho definirá o modelo de capitalização e o preço-alvo das ações e o processo volta a ser analisado pelo Tribunal de Contas da União no próximo mês.