sábado, 20 de abril de 2024
Crédito pessoal

53% dos brasileiros recorreram a empréstimos para ficar com as contas "no azul" em 2020

02 fevereiro 2021 - 11h45Por Redação SpaceMoney

Cerca de 53% dos brasileiros tomaram crédito para pagar as contas em 2020, segundo uma pesquisa realizada pela fintech Bom Pra Crédito. Além da quitação de dívidas, entre os principais motivos da população para pegar dinheiro emprestado também estão o investimento em negócios, compra de veículos e reformas de imóveis.

Para Ricardo Kalichsztein, CEO do Bom Pra Crédito, a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que contribuiu para o alto número de empréstimos: "Nesse cenário, diversas medidas e adaptações tiveram que ser tomadas para evitar prejuízos e impedir a falência dos negócios, incluindo as solicitações de empréstimo".

Ainda de acordo com a pesquisa, a média diária de solicitações de crédito por famílias com renda de até R$ 2 mil aumentou 27,7% no último trimestre do ano passado, na comparação com o trimestre anterior. 

O CEO da Bom Pra Crédito ressalta que este aumento indica o comprometimento das finanças de muitos brasileiros, principalmente da população de baixa renda das classes C e D. 

"Alguns fatores contribuíram bastante para a busca por crédito neste ano, tais como a redução do auxílio emergencial, a alta nos preços de alimentos e compras de supermercado, além da variação excessiva do IGP-M em 2020, índice utilizado nos contratos de aluguel", finaliza Kalichsztein.

Com informações da Pineapple Hub