domingo, 28 de abril de 2024
Conteúdo de Marca

OPA: por que as empresas fecham capital e saem da bolsa?

Investidor precisa entender processo de Oferta Pública de Aquisição, oposto do IPO, uma vez que acontece todo ano e afeta diretamente o mercado

24 novembro 2023 - 09h10Por Ipê Avaliações
Ipê Avaliações Opa Fechamento de CapitalIpê Avaliações Opa Fechamento de Capital

Uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de começar a investir em ações na bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), é que as empresas listadas podem decidir fechar o seu capital, ou seja, encerrar suas operações e sair da bolsa de valores.

O investidor precisa ter isso em mente pois é um processo que acontece todo ano e que afeta diretamente o mercado e, claro, as carteiras dos investidores.

Em casos que as empresas fecham seu capital, elas passam pela Oferta Pública de Aquisição (OPA). Você sabe o que isso significa? Como funciona?

O que é OPA?

A Oferta Pública de Aquisição é a etapa inversa do IPO (Oferta Pública Inicial), ou seja, quando a empresa pede para “fechar” seu capital e deixar a bolsa de valores. Acontece quando o acionista majoritário (ou controlador) quer aumentar o seu controle sobre o negócio, comprando a parte dos acionistas minoritários. A partir daí, as ações param de ser comercializadas no pregão e a empresa volta a ser “dona” dela mesma, sem sócios acionistas.

O que leva uma empresa a fechar seu capital?

Não existe um motivo apenas, diversos fatores levam a companhia a realizar uma OPA. No entanto, podemos destacar os três principais:

– Ações desvalorizadas: o bloco controlador (que toma as decisões gerenciais) pode avaliar que as ações da empresa estão sendo cotadas muito abaixo do seu valor;

– Perspectivas de negócios: os controladores consideram que a empresa tem um bom potencial de crescimento, optando por fechar o capital;

– Independência de terceiros: quando a empresa está consolidada e não necessita mais de recursos do mercado de capitais.

Como funciona o processo de fechamento de capital?

Assim como ocorre no IPO, o primeiro passo é a publicação do fato relevante ao mercado, falando sobre a realização da oferta pública de aquisição (OPA) e, consequentemente, o fechamento do capital na bolsa de valores.

Logo em seguida, deve ser protocolado em até 30 dias um pedido de OPA na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Segundo o que determina as normas da CVM, existe um preço pré-estipulado pelo qual as ações serão compradas pelo ofertante. Esse número é definido através de um laudo de avaliação – que leva em consideração três fatores: o preço médio de cotações das ações nos últimos 12 meses, o valor econômico da companhia e o valor do patrimônio líquido por ação – calculado por uma empresa especializada. 

Somente após todo esse processo concluído é que a empresa pode fechar seu capital.

Quando acontece de uma empresa encerrar suas atividades na bolsa de valores, muitos investidores com ações dessa companhia acabam sem saber o que fazer. Nesses casos, não há motivo para preocupação, o acionista não vai perder seu dinheiro investido.

Como fica a situação dos acionistas dessas empresas?

Após a publicação do edital de conclusão do processo de fechamento de capital, a empresa tem de 30 a 45 dias para realizar a OPA em um leilão na bolsa de valores.

Caberá ao investidor se credenciar em uma corretora para representá-lo, concordando ou não com o fechamento de seu capital. Caso mais de 10% dos acionistas não concordem com o valor proposto no OPA, uma assembleia deve ser convocada para que seja discutida a precificação do ativo e que seja feita uma nova avaliação seja feita por outra empresa.

A Ipê Avaliações é uma avaliadora independente de ativos, com forte atuação no mercado financeiro e de capitais. Nossos sócios são economistas, engenheiros, contadores, consultores de valores mobiliários registrados na CVM, profissionais CEA e CGA Anbima. Estamos preparados para ajudar a sua empresa no processo de fechamento capital.

Você pode conhecer mais sobre a Ipê Avaliações aqui.