sábado, 27 de abril de 2024
CONTEÚDO DE MARCA

Halving do Bitcoin: CoinEx Facilita a Negociação de Criptomoedas em Meio a Mudanças

Entenda de que maneira o evento influencia o mercado cripto e como a CoinEx está simplificando o acesso às criptomoedas para milhões de usuários em todo o mundo

08 março 2024 - 17h55Por Coinex
CoinEx na Vanguarda: Simplificando a Negociação de Criptomoedas em Meio ao Próximo Halving do BitcoinCoinEx na Vanguarda: Simplificando a Negociação de Criptomoedas em Meio ao Próximo Halving do Bitcoin - Crédito: Coinex

Desde sua criação por Satoshi Nakamoto em 2008, o Bitcoin (BTC) tem sido um protagonista nos mercados financeiros, redefinindo a maneira como vemos e entendemos o dinheiro. Uma das características únicas da moeda é o halving, um evento programado que reduz pela metade a recompensa dos mineradores a cada quatro anos. Com três halvings já ocorridos e o quarto esperado para abril de 2024, o mercado se prepara para mais uma reviravolta nas dinâmicas de preços e adoção.

Os últimos halvings do Bitcoin foram eventos marcantes no mundo das criptomoedas. O primeiro halving, em 2012, reduziu a recompensa de mineração de 50 para 25 Bitcoins, aumentando o preço. Já o segundo, em 2016, cortou a recompensa para 12,5 Bitcoins, levando a uma corrida de alta em 2017. Em 2020, o terceiro halving reduziu-a para 6,25 Bitcoins, resultando em máximos históricos em 2021.

Em cada um desses halvings, observou-se que o número de BTCs sendo minerados e entrando no mercado caiu pela metade, diminuindo a oferta de novos Bitcoins. Isso, por sua vez, leva a um aumento na demanda e no preço da maior criptomoeda do mercado. 

 

A CoinEx na vanguarda da negociação de criptomoedas

A CoinEx, plataforma global de negociações de criptomoedas, está facilitando a negociação de cripto por meio de tecnologias que facilitem o fluxo, a aplicação e o desenvolvimento da tecnologia blockchain. Fundada em 2017, a plataforma está comprometida em simplificar a negociação de criptomoedas. A CoinEx oferece uma variedade de serviços, incluindo negociação à vista e de margem, futuros, swap, criador de mercado automatizado (AMM) e serviços de gestão financeira para mais de 5 milhões de usuários em mais de 200 países e regiões.

A empresa entende que o Bitcoin e outras criptomoedas têm um papel significativo a desempenhar nos mercados financeiros globais. À medida que mais investidores institucionais adotam esse tipo de ativo, o mercado de Bitcoin deve se tornar mais eficiente e apresentar menor volatilidade.

 

A influência do halving na economia global e no mercado cripto

Embora os halvings anteriores tenham sido seguidos por aumentos nos preços do Bitcoin no curto prazo, o impacto a longo prazo é influenciado por diversos fatores, incluindo demanda de mercado e condições macroeconômicas.

Por conta do evento, acontece uma redução de oferta, que, por sua vez, tem o potencial de aumentar a demanda e o preço do Bitcoin. Além disso, os halvings atraem a atenção dos participantes do mercado em todo o mundo, o que pode levar a um aumento na atividade de negociação e volatilidade. Por fim, esses cortes são frequentemente acompanhados pelo lançamento de novos projetos e iniciativas no espaço cripto, o que pode impulsionar o crescimento  de todo ecossistema Bitcoin. .

 

Atração das instituições financeiras e a ascensão dos ETFs bitcoin

A CoinEx Research observou que os ETFs de Bitcoin, lançados recentemente, obtiveram uma entrada líquida superior a US$ 4,87 bilhões em pouco mais de um mês, excluindo o Grayscale GBTC, que continuou a registrar saídas constantes. Este é um claro testemunho da crescente aceitação desse criptoativo no mainstream financeiro. 

Instituições financeiras de renome, como BlackRock e Fidelity, estão lançando seus próprios produtos de investimento em Bitcoin. Isso não é apenas um endosso dele como uma classe de ativos legítima, mas também reconhece o seu potencial como um componente valioso de uma carteira de investimentos diversificada. Estas instituições reconhecem que a inclusão dessa criptomoeda pode oferecer uma nova camada de diversificação, potencialmente oferecendo um amortecedor contra a volatilidade do mercado tradicional.

 

Descentralização e democratização gradual

A pesquisa mostra que a posse de Bitcoin está se descentralizando, com exchanges como Binance, Bitfinex e Coinbase detendo 8,8% do total desse ativo. Empresas públicas e fundos institucionais, como o Grayscale Bitcoin Trust, detêm grandes quantidades de BTC, impulsionando a atividade nos mercados de derivativos e mostrando uma tendência positiva no espaço cripto.

Em meio a mudanças rápidas nesse mercado e no setor financeiro, a CoinEx se posiciona no centro, facilitando o acesso à negociação de ativos digitais globalmente. Com uma plataforma intuitiva e uma gama de serviços, a CoinEx visa democratizar o acesso às finanças digitais. A empresa está comprometida em capacitar todos, independentemente de sua experiência, a participar do futuro das finanças digitais, fornecendo as ferramentas e recursos necessários.

 

Rumo ao futuro das finanças digitais

Com o próximo halving, as finanças digitais se fortalecem. A adoção crescente de criptomoedas por instituições tradicionais e o interesse por investimentos baseados em Bitcoin indicam um mercado maduro. A influência desses ativos deve continuar crescendo devido à expansão do blockchain e à aceitação da principal cripto como classe de ativo legítima.

O Bitcoin também tem perspectivas positivas. O evento tende a impulsionar o interesse e a atividade comercial, possivelmente aumentando seu valor. Assim, o envolvimento de fundos institucionais e novos produtos de investimento em Bitcoin podem ampliar a demanda. Contudo, como qualquer investimento, tem riscos e volatilidade, exigindo uma pesquisa cuidadosa antes do investimento.

O impacto desse evento é inegável e complexo, e investidores observam o potencial de crescimento do Bitcoin e a adoção crescente de criptomoedas, apesar dos desafios regulatórios e da volatilidade. Instituições financeiras tradicionais e mais fundos institucionais estão entrando no mercado cripto, indicando um futuro promissor. A CoinEx simplifica as negociações de criptomoedas, com uma equipe experiente e tecnologia robusta, garantindo a comodidade e segurança dos usuários.

 

Conheça a Coinex, Exchange Global de Criptomoedas, Simplficando sua Negociação de Cripto