
O mercado de moda Plus Size tem se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos e promissores da indústria da moda. Em resumo, no Brasil o setor registrou um crescimento de 75,4% nos últimos 10 anos. Em 2022 a expansão foi de 21%, movimentando R$ 9,6 bilhões. As projeções indicam um aumento adicional de 10% nos próximos anos. Esse crescimento reflete uma transformação cultural significativa, impulsionada por uma maior conscientização sobre a diversidade corporal e a necessidade de representatividade no universo da moda.
Participação da Speedo em um setor liderado por pequenos empreendedores
Em primeiro lugar, de olho nesse cenário, o segmento espera um faturamento de R$ 15 bilhões até 2027. Segundo Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport, o crescimento expressivo do mercado Plus Size nos últimos anos reflete uma mudança estrutural na forma como a moda se posiciona frente à diversidade corporal.
“Mais do que uma tendência, trata-se de uma demanda social por representatividade e inclusão. Desenvolvemos peças que não enrolam, não apertam e não limitam. Isso faz toda a diferença no treino, porque dá liberdade para se mover com foco no que realmente importa: o bem-estar e o desempenho. Além disso, pensando pelo lado empresarial, mais de 90% desse setor é composto por pequenos empreendedores, o que evidencia como os negócios independentes têm ocupado espaços estratégicos, inovando e respondendo com agilidade às necessidades do público”, afirma.
Tecnologia de ponta para conforto e performance
Em segundo lugar, atenta a esse mercado e preocupada com conforto de seus clientes, a Speedo Multisport firmou parceria com a Rosset Têxtil e a LYCRA®, trazendo uma nova tecnologia ao mercado global: o fio LYCRA® ADAPTIV XTRA LIFE. A linha traz na coleção maiôs e sungas que se adaptam a diferentes silhuetas, têm melhor vestibilidade, e dão um efeito segunda pele, além de terem uma resistência superior à cloro, loções, bronzeadores e cremes, danos causados por calor e suor.
Expansão com foco em lifestyle esportivo e receita de longo prazo
A Speedo Multisport quer fortalecer sua presença no mercado esportivo como uma marca versátil, conectada a um estilo de vida ativo dentro e fora da água e que atenda a todos os públicos. A estratégia acompanha a crescente demanda por produtos que combinem performance, conforto e estilo para diferentes ocasiões. “Estamos cada vez mais assumindo uma identidade anfíbia, com modelagens diversas que atendem tanto ao uso aquático quanto ao cotidiano em terra firme. Com essa expansão, nossa expectativa é gerar mais de R$ 35 milhões em receita nesse segmento ao longo dos próximos 10 anos”, destaca Jalonetsky.