Veja como declarar DASN-SIMEI

MEIs enfrentam dificuldades para declarar o DASN-SIMEI a um mês do prazo final

Dados mostram que 53% dos pedidos de ajuda de MEIs são sobre declaração de impostos; prazo termina em maio

Contribuição do MEI continua em 5%, diz Fernando Haddad Crédito:Marcello Casal JrAgência Brasil
Contribuição do MEI continua em 5%, diz Fernando Haddad Crédito:Marcello Casal JrAgência Brasil

Faltando um pouco mais de um mês para o fim do prazo, muitos microempreendedores individuais (MEIs) ainda enfrentam dificuldades para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

De acordo com dados da plataforma MaisMei, mais da metade dos pedidos de ajuda feitos por microempreendedores está relacionada a questões fiscais. Entre as principais dúvidas estão o preenchimento correto da declaração de impostos (53,22%) e a emissão de notas fiscais (22,63%).

Além disso, a pesquisa “O Corre do MEI”, feita com 5.640 usuários do app MaisMei, mostrou que quase um quarto dos microempreendedores ainda desconhece seus direitos previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria

MEI: simples só na teoria

Para Kályta Caetano, head de Contabilidade da MaisMei, mudanças nas regras tributárias, limites de faturamento e contribuições em atraso, podem dificultar a vida dos MEIs.

“Sabemos que o regime de tributação do MEI foi pensado para ser mais acessível em termos de custos e tarefas burocráticas simplificadas”, explica a especialista.

Porém, ela afirma que “é comum que surjam dúvidas, especialmente sobre limites de faturamento ou contribuições em atraso, o que reforça a importância de apoio, seja por meio de profissionais ou plataformas que ofereçam orientação especializada”.

Além disso, Kályta destaca que muitos MEIs ficam em dúvida se precisam prestar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) também.

Embora o MEI e o IRPF sejam obrigações que se diferem, em alguns casos o titular do CNPJ também é obrigado a declarar como pessoa física, caso acumulou rendimentos acima de R$ 33.888,00 ou lucros com ações acima de R$ 40 mil.

Como fazer a DASN-SIMEI

Se você é MEI e está com dificuldade para declarar o DASN-SIMEI, siga esse passo a passo:

  1. Acesse o site de envio da declaração anual DASN-SIMEI;
  2. Informe o seu CNPJ e clique em continuar;
  3. Marque o ano a que se refere a sua declaração;
  4. Informe o valor da Receita Bruta Total (vendas) obtida no ano;
  5. Informe se teve ou não funcionários durante o ano;
  6. Confirme os dados e clique em Transmitir;
  7. Imprima o recibo de entrega.