segunda, 29 de abril de 2024
Análise pré-Copom

Último Copom do ano: BC deve realizar mais um corte de 0,5 p.p. na Selic

Especialistas acreditam que não deve haver surpresas no comunicado da autoridade

12 dezembro 2023 - 16h54Por Mari Galvão

Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realizará sua última decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic

A expectativa por parte do mercado é que a autarquia realize mais um corte de 0,50 ponto percentual no indicador, que hoje se encontra em 12,25% ao ano. Neste sentido, a Selic deve encerrar 2023 a 11,75% a.a.

Para João Savignon, Head de Pesquisa de macroeconomia da Kínitro Capital, o BC deve reafirmar pontos que já tem sido destacados nos últimos comunicados. 

Dentre eles, o ritmo de cortes de 0,50 p.p. nas próximas reuniões e a importância de perseguir as metas fiscais. 

A inflação do mês de novembro foi de 0,28%, uma variação 0,04 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de outubro (0,24%). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bruna Centeno, sócia, economista e especialista da Blue3 Investimentos, pontuou que os dados de inflação de novembro puxam a atenção do mercado nos dias que antecedem a decisão. 

Centeno ressalta que será importante compreender o tom da fala da autoridade monetária em relação a 2024, considerando o recesso no Congresso, que tem pautas importantes nas esferas fiscal e tributária.