domingo, 28 de abril de 2024
Juros

Super Quarta: qual expectativa do mercado para as decisões de juros no Brasil e EUA?

Atenção do mercado deve se voltar aos comunicados divulgados pelos bancos centrais

19 março 2024 - 14h40Por Redação SpaceMoney
Locação da Susep, sediada no prédio do Banco Central no Rio de JaneiroLocação da Susep, sediada no prédio do Banco Central no Rio de Janeiro - Crédito: Susep

Nesta Super Quarta, 19 de março, os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos divulgarão suas respectivas decisões de juros. O mercado espera que o Federal Reserve mantenha o intervalo da taxa fed funds entre 5,25% e 5,5% ao ano nos EUA. 

Já aqui no Brasil, a expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduza em 0,5 ponto percentual a taxa Selic, para 10,75% ao ano. 

"As atenções lá e cá estarão voltadas para eventuais mudanças nas afirmações que virão nos comunicados após as reuniões. Nos EUA as expectativas para início do ciclo de cortes giram em torno das reuniões de junho ou julho. Os analistas ficarão de olho nos eventuais sinais de que os membros do Fomc já passam a considerar a possibilidade de cortar só em setembro", afirma Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad

O economista aponta que, no Brasil, as surpresas podem vir em afirmações referentes ao ritmo de corte da taxa. "O Copom tem reafirmado que considera adequado o ritmo atual, mas vem sendo ventilado entre analistas de que é possível uma sinalização no sentido de diminuir o compromisso com o ritmo e deixar outras possibilidades em aberto", explica. 

Igliori também destaca que deve haver alguma volatilidade nos mercados com as decisões.