domingo, 28 de abril de 2024
Juros

Super Quarta: índice aponta probabilidade de 99,0% de corte de 0,50 p.p. na Selic

Banco Central inicia reunião para próxima decisão de juros nesta terça-feira (19)

18 março 2024 - 11h43Por Redação SpaceMoney
Locação da Susep, sediada no prédio do Banco Central no Rio de JaneiroLocação da Susep, sediada no prédio do Banco Central no Rio de Janeiro - Crédito: Susep

O relatório Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central (BC), apresenta semanalmente o resultado de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Entretanto, ele representa a mediana dessas estimativas. No caso da Selic, a fórmula é a mesma.

“Boletim Focus é o principal relatório do mercado para tentar prever o futuro da economia brasileira, entretanto, sua metodologia é baseada na mediana, o que torna difícil saber qual a probabilidade real atribuída pelo mercado para aquela previsão”, afirma Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.

Agora, a Equus Capital faz semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS). Através da coleta e tratamento de dados via Inteligência Artificial (I.A), é possível estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração para a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

“Analisando os dados, vemos que a probabilidade de corte indicada pelo IEPS, neste momento, é de 99,0%. Na semana anterior, o mercado indicava uma probabilidade de 98,5%. Vale lembrar que, no dia anterior a última reunião do Copom, este percentual estava em 92,0%”, afirma Uchida.

"Nessa semana, à medida que o Comitê de Política Monetária (Copom) e o Federal Reserve (Fed) realizam suas reuniões, os olhos do mercado estão voltados para os próximos direcionamentos que essas autoridades monetárias tomarão", pontua.