sábado, 27 de abril de 2024
Economia

Selic: corte não agrada setor produtivo, que acredita haver espaço para reduções maiores

Na visão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o BC foi "extremamente conservador" com corte de apenas 0,5 ponto percentual

14 dezembro 2023 - 10h34Por José Chacon

Entidades da indústria criticaram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), por cortar apenas 0,5 ponto percentual na taxa de juros básicos da economia, Selic. O setor produtivo considera que o corte foi tímido e dizem que há espaço para reduções maiores nas próximas reuniões do órgão.Entidades do setor produtivo consideram conservador corte nos jurosEntidades do setor produtivo consideram conservador corte nos juros

Na visão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o BC foi “extremamente conservador”, ao fazer um que é “prejudicial à atividade econômica”, principalmente porque a inflação já está sob controle e dentro do teto da meta para 2023.

Para Ricardo Alban, presidente da Confederação, o cenário de controle da inflação justifica plenamente a redução da Selic em ritmo mais acelerado, e é isso que a CNI espera que seja feito nas próximas reuniões do Copom. "É preciso – e possível – mais agressividade para que ocorra uma redução mais significativa do custo financeiro suportado por empresas e consumidores", destacou o executivo.

Da mesma opinião compartilha a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que acredita haver espaço para cortes mais intensos nas próximas reuniões. “O atual patamar da taxa de juros ainda limita a capacidade produtiva do país. Em 2023, as concessões de crédito às empresas diminuíram e os dados recentes confirmaram o baixo dinamismo da atividade industrial”, avalia a entidade. 

Nesse sentido, a Firjan reafirma a necessidade do comprometimento com as metas fiscais estabelecidas. “Essa é uma condição necessária para reduzir a percepção do risco sobre a economia, melhorar o ambiente de negócios e impulsionar crescimento econômico mais sustentável”, diz a entidade, em nota. 

Tags: BC, CNI, Copom, Firjan, Selic