sábado, 27 de abril de 2024
Economia

Selic a 11,25%: Gleisi critica ritmo de cortes e alega que Copom envenena crescimento econômico

Para a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), juros caem lentamente e colegiado demonstra insensibilidade com a realidade econômica

01 fevereiro 2024 - 15h36Por Lucas de Andrade
Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo PT-PR Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo PT-PR - Crédito: Waldemir Barreto, para a Agência Senado

Na última quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros Selic em 0,50 p.p. pela quinta vez consecutiva, a 11,25% ao ano.

As reações no mundo político foram divididas. Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo Paraná (PR) e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), alegou que, com a mais recente decisão, o colegiado “mostra mais uma vez sua insensibilidade e descompasso com a realidade econômica”.

A parlamentar afirmou que os dirigentes do Comitê promovem um “veneno para o crescimento econômico”, com a manutenção do “ritmo conta-gotas na redução da Selic”, que, por fim, na visão da petista, continua a submeter o País “a uma das maiores taxas de juro real do planeta”. 

 

 

Para Simone Tebet (MDB-MS), ministra do Planejamento, a sequência de cortes prorrogada pelos membros do colegiado foi uma “boa notícia”. A ministra atribuiu os feitos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à decisão. Segundo ela, o terceiro mandato do petista “tem criado as condições necessárias para os cortes nos juros”.

A ministra afirma que a medida “vai na direção correta para estimular ainda mais a economia”.

 

 

Já o vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB-SP), declarou que o corte de 0,50 p.p. na Selic foi “mais uma demonstração de que, no governo Lula, um novo clima de confiança se estabeleceu em nosso país, com estabilidade, credibilidade e sustentabilidade”.

“Quem apostou contra a economia do Brasil, caiu do cavalo!”, concluiu.