segunda, 27 de maio de 2024
Mundo

Payroll: EUA marca 199 mil novas vagas de emprego em novembro, acima do esperado

Taxa de desemprego ficou em 3,7% da força de trabalho, uma queda em relação ao mês anterior e projeções de 3,9%

08 dezembro 2023 - 10h51Por José Chacon
EUAEUA - Crédito: Shutterstock

Nos EUA foram criados 199 mil empregos não-agrícolas em novembro, segundo informou o relatório payroll do Departamento de Trabalho nesta sexta-feira, 08 de dezembro. Número ficou acima do esperado, economistas previam uma adição de 180 mil vagas no período.

Esse resultado ainda apresenta uma alta quanto aos números prévios de 150 mil novos empregos. A taxa de desemprego ficou em 3,7% da força de trabalho, uma queda em relação ao mês anterior e projeções de 3,9%.

O salário médio subiu 0,4%, de 0,2% em outubro. A previsão do mercado era de alta de 0,3%. Na comparação anual, o avanço foi de 4%, estável e em linha com as projeções de analistas.

Mesmo acima do esperado, o crescimento do emprego em novembro ficou abaixo do ganho médio mensal de 240.000 mil vagas dos 12 meses anteriores.

De acordo com o Departamento do Trabalho, novembro mostrou ganhos de emprego nos cuidados de saúde e no governo, mas também aumentou na indústria de transformação, refletindo o regresso dos trabalhadores em greve. Já o emprego no comércio varejista diminuiu.