segunda, 29 de abril de 2024
Juros

Juros nos EUA: Powell deixa em aberto corte ainda neste ano

Mais cedo, o FOMC (Comitê de Política Monetária) decidiu pela manutenção dos juros entre 5,25% a 5,50% ao ano

20 março 2024 - 16h40Por Mari Galvão

Nesta quarta-feira (20), o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, afirmou que a atual taxa de juros está provavelmente no seu ponto e que, se a economia evoluir como esperado, será apropriado começar a reduzi-la em algum momento deste ano.

No entanto, Powell também admitiu que as perspectivas econômicas são incertas e que os dirigentes estão preparados para manter o atual intervalo por mais tempo, se for necessário.

“O Comitê não espera que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que ganhe confiança de que a inflação está descendo de forma sustentável para 2%. É claro que estamos empenhados em ambos os lados do nosso duplo mandato e um enfraquecimento inesperado no mercado de trabalho poderia justificar uma resposta na política. Continuaremos a tomar nossas decisões reunião por reunião”, afirmou. 

Mais cedo, o FOMC (Comitê de Política Monetária) do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) decidiu pela manutenção do intervalo da taxa de juros (fed funds) no patamar de 5,25% a 5,50% ao ano. 

A decisão veio em linha com a expectativa do mercado financeiro. Em comunicado, o Comitê afirmou que indicadores recentes sugerem que a atividade econômica tem se expandido em um ritmo sólido.

Além disso, a autarquia também destaca que os ganhos de emprego têm-se mantido fortes e a taxa de desemprego, baixa. A inflação, por sua vez, amenizou no último ano, mas mantém-se elevada.

"O Comitê considera que os riscos para a atingir seus objetivos em matéria de emprego e de inflação estão se tornando mais equilibrados. As perspectivas econômicas são incertas e o FOMC continua muito atento aos riscos de inflação", diz o comunicado. O FOMC não sinalizou quando pretende iniciar o ciclo de redução na taxa de juros