segunda, 15 de abril de 2024
Economia

Inflação do aluguel: IGP-M registra deflação de 0,47% em março, aponta FGV

Índice acumula queda de -0,91% no ano e de -4,26% nos últimos doze meses

27 março 2024 - 09h00Por Lucas de Andrade
 - Crédito: Wylkon Cardoso via Unsplash

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido popularmente como a inflação do aluguel, registrou uma variação de -0,47% em março, uma suavização em relação ao mês anterior, quando apresentou uma queda de 0,52%, apontou o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira (27).

Com esse resultado, o índice acumula queda de -0,91% no ano e de -4,26% nos últimos doze meses.

Em março de 2023, o indicador havia registrado taxa de 0,05% no mês e acumulava aumento de 0,17% em doze meses anteriores.

“No Índice ao Produtor, destacam-se como principais vetores de aceleração alguns alimentos in natura: laranja, ovos e mamão. Essa tendência ascendente foi moderada pelo desempenho de commodities chave no IPA, como minério de ferro, café e arroz em casca, que apresentaram variações menos expressivas. No segmento voltado ao consumidor, observou-se uma desaceleração pautada principalmente pelos grupos Alimentação e Educação, Leitura e Recreação. No setor da construção civil, a mão de obra experimentou uma ligeira aceleração, influenciando um incremento modesto na taxa média do índice”, observou André Braz, coordenador dos Índices de Preços.