segunda, 29 de abril de 2024
IPCA

Inflação: alta em Bebidas e Alimentos é pontual e não gera preocupação, indica gestora

O IPCA avançou 0,56% em dezembro; no acumulado dos 12 meses o indicador ficou em 4,62%

11 janeiro 2024 - 11h16Por Redação SpaceMoney

A inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), avançou 0,56% em dezembro. Em novembro, o resultado havia sido de 0,28%. 

Com isso, IPCA encerrou 2023 com alta acumula de 4,62%, dentro do intervalo da meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram aumento em dezembro. O grupo Alimentação e Bebidas teve a maior variação (1,11%) e o maior impacto (0,23 p.p.), acelerando em comparação a novembro (0,63%).

Embora o IPCA de dezembro tenha vindo acima do consenso, de maneira geral o número e o cenário continuam bastante positivos. A afirmação é de Volnei Eyng, CEO da Multiplike. 

“Quando a gente analisa a cesta de produtos, que levou a ficar acima da expectativa, a gente vê que essa alta foi puxada por bebidas e alimentos. O primeiro está relacionado a um impacto sazonal, e por isso pode-se dizer que esse preço não contamina o cenário econômico e tem a possibilidade de recuar, à frente, de forma mais rápida do que quando se trata de outros componentes”, explica.

A gestora Equus Capital, por sua vez, indica que, com a inflação fechando 2023 abaixo do teto da meta de 4,75%, pode-se dizer que ela voltou a ficar relativamente sob controle. “Isso abre a porta a que o Copom [Comitê de Política Monetária do Banco Central] siga seu ritmo de cortes na taxa de juros da forma como vem indicando nas suas atas”.