sábado, 27 de abril de 2024
Análises

IBC-BR revela atividade forte e possível crescimento robusto em 2024, diz economista

Índice de Atividade Econômica, também conhecido como prévia do PIB (Produto Interno Bruto), cresceu 0,60% em janeiro

18 março 2024 - 10h28Por Mari Galvão

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), também conhecido como prévia do PIB (Produto Interno Bruto), cresceu 0,60% em janeiro, segundo informou o Banco Central (BC) nesta segunda-feira (18). 

Em dezembro, o indicador havia avançado 0,82%. Para o mês, o mercado aguardava avanço de 0,26%. Para Rafael Perez, economista da Suno Research, o dado revela uma atividade mais forte neste início de ano, sendo a quinta alta consecutiva do IBC-Br.

Os dados corroboram o desempenho dos setores de serviços (0,7%) e do varejo (2,5%), além do resultado do Caged divulgados na sexta-feira (15), com a criação de 180 mil vagas de emprego em janeiro.

"Para o primeiro trimestre deste ano, projetamos um crescimento próximo de 0,7% para o PIB. Em nossa visão, a atividade deve crescer de forma mais robusta, devido ao mercado de trabalho aquecido, o aumento da massa salarial, o impulso na demanda com o pagamento dos precatórios pelo governo e os efeitos do agronegócio", explicou. 

Além disso, o economista afirmou que, com a expectativa de queda na taxa básica de juros (Selic), a atividade deve registrar uma retomada gradual ao longo do ano, principalmente do mercado de crédito, o que deve proporcionar um crescimento mais equilibrado na ótica da oferta e da demanda.