segunda, 29 de abril de 2024
IBC-Br

IBC-Br de dezembro reforça projeção de PIB de 3,0% em 2023, segundo economista

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,82% no último mês do ano

19 fevereiro 2024 - 10h17Por Mari Galvão

Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,82% em dezembro, enquanto o mercado esperava uma alta de 0,40%. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (19). Em novembro, o indicador havia mostrado estabilidade.

Assim, em 2023, o IBC-Br registrou uma alta acumulada de 2,45%. Para Rafael Perez, economista da Suno Research, o índice revela um quarto trimestre de 2023 melhor do que o esperado e indica uma alta de 3,0% do PIB de 2023. 

"Importante ressaltar que, apesar da desaceleração da atividade econômica nos últimos meses de 2023, ainda influenciada pelos efeitos da política monetária restritiva e o esgotamento da expansão de alguns setores, a economia brasileira se mostrou mais resiliente e dinâmica que o esperado ao longo de todo ano", afirma. 

 

Para 2024, a expectativa é por uma retomada gradual durante o ano, com um crescimento mais equilibrado entre os diversos setores. A Suno espera que o ciclo de cortes da Selic (taxa básica de juros) favoreça o mercado de crédito, impulsionando segmentos como a indústria, a construção civil, o varejo e os investimentos.

Já o mercado de trabalho aquecido e o aumento da massa salarial devem agir como catalisadores para a expansão do consumo.