domingo, 28 de abril de 2024
Juros

Federal Reserve mantém intervalo dos juros nos EUA em 5,25% a 5,50% ao ano

Investidores voltam a atenção agora para a coletiva de imprensa com o presidente da autarquia, Jerome Powell

13 dezembro 2023 - 16h22Por Mari Galvão

Em decisão de política monetária nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) optou pela manutenção do intervalo da taxa de juros (fed funds) no patamar de 5,25% a 5,50% ao ano. 

A decisão veio em linha com as expectativas do mercado. Investidores voltam a atenção agora para a coletiva de imprensa com o presidente da autarquia, Jerome Powell, às 16h30 (no horário de Brasília). 

Em comunicado, o FOMC (Comitê de Política Monetária do Fed) afirmou que os últimos indicadores mostram que o crescimento da atividade econômica norte-americana recuou frente ao ritmo visto no terceiro trimestre.

“Os ganhos de emprego recuaram desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano, mas permanece elevada”, diz a autarquia.

 

Para Enzo Pacheco, analista da Empiricus Research, a sinalização do comunicado pode soar mais positiva aos investidores, tendo em vista que o Fed reconhece que a inflação está reduzindo. 

Nas projeções da autarquia, a taxa de juros também foi reduzida para os próximos anos. "Essa perspectiva de que os juros vão cair nos Estados Unidos animam os mercados [...] é uma sinalização que o afrouxamento monetário está cada vez mais próximo".

 

(Texto em atualização)