domingo, 28 de abril de 2024
Economia

EUA: PMIs de indústria e de serviços ajudam a diminuir apostas por cortes de juros em maio

Dados colocam toda a atenção para a divulgação do PCE na sexta-feira, diz Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad

24 janeiro 2024 - 14h50Por Lucas de Andrade

A Markit divulgou, nessa quarta-feira (24), o indicador Purchasing Managers' Index (PMI) do setor de serviços e industrial do mês de janeiro. Os indicadores foram 50,3 pontos e 52,9 pontos, respectivamente.

"O PMI fornece dados atualizados sobre a produção, emprego, estoques e preços, as condições operacionais das empresas. Além disso, reage rapidamente a mudanças nas condições econômicas. Isso o torna uma ferramenta vital para a antecipação de tendências e para capturar como estão os movimentos de atividade econômica na margem", explica Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad.

O PMI industrial surpreendeu positivamente, e superaram a mediana da projeção deste mês, de 47,9 pontos, e voltou ao patamar acima de 50,0 pontos, após passar o fim de ano abaixo em novembro e dezembro.

Serviços, por sua vez, arrematou crescimento pelo quarto mês consecutivo desde outubro e superou com uma margem de quase 2,0 pontos a projeção de 51,0 pontos.

"As surpresas para cima, tanto no setor de serviços quanto industrial, apontam para uma atividade econômica americana puxada principalmente pelo crescimento do consumo, um mercado de trabalho sólido e recuperação da renda real dos trabalhadores. Deve ajudar a consolidar a visão de que as chances de um corte de juros já em maio diminuíram a partir dos indicadores divulgados em janeiro e colocar toda a atenção para a divulgação do PCE na sexta-feira", conclui o analista.

 

Tags: EUA, Juros, Markit, PMI