segunda, 29 de abril de 2024
Economia

DÓLAR HOJE - Vendas no varejo norte-americano; dados de crescimento da China

Confira os principais fatores que catalisam as movimentações da moeda norte-americana nesta segunda-feira (15)

15 abril 2024 - 17h01Por Redação SpaceMoney

Nesta segunda-feira (15), o mercado de câmbio observa as vendas no varejo dos Estados Unidos (9:30), que devem consolidar ou não as apostas no ritmo dos juros por lá e, com isso, trazer movimentações para a cotação do dólar no dia.

Os números referentes ao crescimento econômico na China também chamam atenção nesta segunda-feira, mas só impactam as cotações amanhã (terça-feira, 16 de abril), já que os dados só são divulgados à noite, quando o mercado norte-americano já está encerrado.

 

Nesta segunda-feira (15), o dólar encerrou o dia em alta de 1,24%, cotado a R$ 5,185.

 

ATUALIZAÇÕES:

  • - 10:10: Dólar comercial (compra): +0,81%, cotado a R$ 5,162.

 

Na agenda econômica desta segunda-feira (15), no Brasil, estão:

  • - 15:00 - balança comercial semanal.

 

No exterior...

Tensão geopolítica

Neste fim de semana, o ataque do Irã a Israel trouxe ainda mais insegurança geopolítica. Os Estados Unidos e países da Europa condenaram a ação da força iraniana, mas as vozes foram unânimes em defender o fim das tensões.

A Rússia disse que as duas partes, Irã e Israel, devem recuar para evitar um banho de sangue. Antes, a China havia pedido calma.

As declarações da Casa Branca que afirmavam que os Estados Unidos não participarão de uma resposta ofensiva de Israel ao Irã também foram muito importantes.

O aviso foi dado pelo presidente Joe Biden ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ainda no sábado.

As características do ataque iraniano, que antecipou o envio dos drones e dos mísseis, e deram tempo à defesa antiaérea de Israel e dos aliados para uma interceptação ampla e segura, já foram recebidas como prova de que o objetivo não era uma guerra.

Israel, de seu lado, também indica que vai evitar escalar o conflito, embora tenha prometido uma resposta “no momento certo”.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

EUA

Na agenda econômica dos Estados Unidos da América (EUA) nesta segunda-feira (15), estão:

  • -     9:30 - Índice Empire Manufacturing de atividade de abril e vendas no varejo em março;
  • -   11:00 - Confiança do construtor em abril.

 

Europa

Zona do Euro

A produção industrial da zona do euro subiu 0,8% em fevereiro ante janeiro, de acordo com dados com ajustes sazonais publicados nesta segunda-feira (15), pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados pela FactSet.

No confronto anual, por outro lado, a produção industrial do bloco apresentou contração de 6,4% em fevereiro.

Neste caso, o consenso da FactSet era de declínio menor, de 5,50%. A Eurostat também revisou números da produção de janeiro, para recuo mensal de 3,00% e queda anual de 6,6%,

 

Ásia

China

No fim da noite (23:00), Pequim divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, a produção industrial e as vendas no varejo em março.