Política monetária

Banco Central eleva Selic em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano

O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião.

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
Crédito: Agência Brasil
Crédito: Agência Brasil

Nesta quarta-feira (29), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros, Selic, para 13,25% ao ano.

Conforme o comunicado do BC, o cenário mais recente é marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação. A resiliência na atividade econômica e as pressões no mercado de trabalho exigem uma política monetária mais contracionista.

Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião.

Para além da próxima reunião, o Copom reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação.

O comunicado manteve o tom hawkish da última decisão, juntamente com uma decisão mais do que esperada pelo mercado, segundo Marcelo Bolzan, estrategista de investimentos, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital.

“Essa é a primeira reunião do Gabriel Galípolo e essa nova configuração da diretoria […] Já era uma decisão amplamente aguardada e esperada, já que na reunião de dezembro eles tinham sinalizado mais dois aumentos de 1%, então foi uma decisão unânime. No comunicado confirmam mais uma alta para março, e a partir daí deixam em aberto, o que é bom, porque até lá pode acontecer muita coisa”, disse.