sábado, 27 de abril de 2024
Economia

Ata do COPOM: removido o plural, o que mais o BC quis sinalizar para o ciclo de corte de juros?

Tal alteração reflete tão somente uma análise de custo-benefício da utilização desse instrumento adicional de política monetária, alegaram dirigentes

26 março 2024 - 08h46Por Lucas de Andrade

Nesta terça-feira (26), o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BC) divulgou a ata de sua última reunião, realizada entre os dias 19 e 20 de março. Na ocasião, o colegiado deliberou pela sexta queda consecutiva na taxa básica de juros Selic em 0,50 p.p., a 10,75% ao ano (a.a.).

Dirigentes decidiram mudar sua orientação e antecipar uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa de juros apenas para a próxima reunião, removido o plural, o que sinalizou a agentes e analistas do mercado financeiro que, a partir de junho, o ciclo de cortes poderia prosseguir, mas em magnitude menor.

A autoridade monetária incorporou às suas projeções maiores incertezas, embora o cenário-base avaliado pelo Banco Central não tenha se alterado substancialmente desde a reunião de janeiro.

“Tal alteração reflete tão somente uma análise de custo-benefício da utilização desse instrumento adicional de política monetária. Por fim, reforçou-se que seria um equívoco interpretar a mudança na sinalização futura como uma indicação de alteração do ciclo de política monetária compatível com o cenário-base”, diz o texto.