Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

Saiba como usar o Google Trends para investir melhor

Ferramenta revela fluxo de busca por determinadas palavras-chave e pode dar pistas importantes para suas decisões

01 outubro 2021 - 12h40
Saiba como usar o Google Trends para investir melhor

Quando se faz parte do concorrido mercado de ações, é extremamente importante saber quais são as tendências que o futuro guarda. Sendo entendidas como soluções ou novos modelos de ação que estão em alta em certo momento, essas tendências são o que constroem o mercado. Ainda mais o de investimentos.

Sem saber o dia de amanhã, devemos apostar nas possibilidades mais certas com as informações que temos hoje. Isso é uma tendência!

Assim, se faz extremamente necessário que os investidores desenvolvam a habilidade de ler, entender e até mesmo prever tais possibilidades do mercado. E para isso não há ferramenta melhor do que o Google Trends.

Sendo gratuita, simples e fácil de usar, essa plataforma Google vai te ajudar a entender o seu passado para que possa apostar de maneira mais certeira em seu futuro. Venha aprender tudo o que precisa para encontrar as melhores tendências no ramo de ações!

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma das inúmeras ferramentas Google que se disponibilizam a nos ajudar a entender o fluxo de busca por determinadas palavras-chave. Sendo totalmente gratuito, essa é uma plataforma muito usada nas áreas do marketing, setor financeiro e - claro - de investimentos.

De forma simples, ela funciona nos mostrando diferentes gráficos de volume de procura por palavras específicas com base em seu mecanismo de busca, o qual é responsável por 90% de todas as pesquisas feitas na internet.

Assim, utilizamos as tendências passadas para prever o comportamento do mercado no futuro.

Para que você entenda, veja esse print que tiramos da pesquisa pela palavra-chave “Carteira de ativos”:

Perceba como a busca pela palavra tem um salto entre os períodos de setembro e outubro, e também em junho. Isso significa que no próximo ano, essa mesma palavra tem grandes chances de ser uma tendência.

Desse modo, você consegue investir em ideias e marcas que estão em alta, comprar ações em momentos de baixa ou abrir mão delas antes que suas tendências voltem a cair.

São inúmeras possibilidades de ação que podem ser feitas apenas analisando esses dados. Assim, vamos agora te ensinar a usar a plataforma para que possa fazer suas próprias análises.

Como usar o Google Trends?

Para utilizar o Google Trends, comece acessando o site da plataforma aqui.

Ao entrar na primeira página do site, já temos acesso a alguns dados gerais de tendências mundiais! Logo abaixo da barra de pesquisa, vemos mapas com as tendências que muitas pessoas vêm pesquisando mais recentemente e, conforme rolamos na página, já temos acesso a outros dados de importantes assuntos no mundo.

Mas, voltando à barra de pesquisa, devemos apenas adicionar a palavra-chave principal que buscamos. Para esse exemplo vamos imaginar que desejamos comprar ações da Coca-Cola, logo, essa é nossa palavra principal.

Bem abaixo da nossa pesquisa, temos acesso a alguns filtros que podem nos ajudar. São eles o de localização, período da análise, categorial da análise e até mesmo o tipo de pesquisa que está sendo feita.

Outro modificador que podemos acrescentar é comparar diversas palavras-chave, adicionando uma ao lado da outra, como mostra a seta verde da figura abaixo.

 

Assim, poderíamos, por exemplo, adicionar o nome de uma empresa concorrente para comparar suas tendências.

Podemos adicionar até cinco comparativos dentro da plataforma, de modo a conseguir ter uma visão mais ampla de um nicho específico de mercado, ou até mesmo de nichos diferentes. Desse modo você pode comparar suas dúvidas para decidir onde vai investir!

Logo em seguida, temos acesso ao gráfico de pesquisa que já mostramos para a palavra “Carteira de ativos”. Observe que além de analisá-lo aqui, podemos ainda exportar e compartilhar esses dados.

 
Descendo um pouco mais a página, temos acesso ainda à uma divisão de buscas de acordo com regiões da localização que escolhemos, e duas tabelas de assuntos e pesquisas relacionadas para que tenha uma ideia mais ampla do tema.

Deste modo, ao analisar esses dados fornecidos pelo Google Trends, você poderá entender como anda o fluxo de pesquisa de seus investimentos e quais são suas tendências para o futuro!

Conclusão

O Google Trends é uma plataforma que vai te auxiliar na hora de “prever” o futuro. Mas também te ensina muito sobre o passado de seus investimentos. Assim, tente pesquisar por ações que já tenha realizado e veja como suas tendências passadas casam com os acontecimentos presentes.

Saber como entender e usufruir dessa ferramenta é essencial para que não perca as grandes oportunidades que o mercado apresenta!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: