quinta, 25 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Organização financeira para viagens

Veja como se preparar e economizar!

10 fevereiro 2022 - 15h41
Organização financeira para viagens

Viajar é, sem dúvidas, uma experiência enriquecedora. Além do prazer proporcionado por esse lazer, conhecemos novas culturas, criamos vínculos com outras pessoas que podem ser duradouros, aprendemos a superar os desafios que surgem, aumentamos nosso autoconhecimento quando viajamos sozinhos e até mesmo, desenvolvemos melhor outros idiomas, entre outros benefícios. Contudo, viajar envolve muitos gastos, por isso precisamos de uma boa organização financeira para fazer dessa uma experiência incrível, e não nos prejudicarmos financeiramente. 

Veja algumas dicas que podem te ajudar a se preparar e economizar em suas viagens!

Defina um orçamento para a viagem

O primeiro passo para conseguir organizar a viagem dos sonhos e viajar tranquilo consiste em saber quanto pode gastar com essa experiência. Sendo assim, faça os cálculos com base na sua realidade financeira e capacidade de poupar dinheiro, a fim de ter uma boa experiência e não se frustrar ou voltar endividado. 

Além disso, leve em consideração também os seus outros objetivos financeiros, para entender qual a prioridade da viagem e demais metas. Com uma boa organização, certamente conseguirá viajar e ainda ter dinheiro suficiente para alimentar seus outros sonhos.

Escolha o destino e utilize o Google Flights a seu favor

Agora que sabe quanto pode gastar, fica mais fácil equilibrar o orçamento com os demais gastos necessários, como: passagens, hospedagens, passeios, alimentação, entre outros. Mas, para dar continuidade à organização, é preciso saber para onde deseja ir. 

Uma boa forma de economizar nessa etapa é utilizando o Google Flights. Essa ferramenta do Google mostra os melhores preços das passagens ao longo dos meses. Com isso, você consegue saber qual a melhor data para viajar considerando o preço da passagem. Porém, vale ressaltar que o melhor preço pode estar em uma data em que você não pode viajar ou estação que prefere evitar, então, é importante levar isso em consideração.

Liste e busque preços de hospedagem, passeios e restaurantes

Para aproveitar a viagem, é sempre bom fazer passeios e comer bem, não é verdade? A não ser que queira só relaxar em um hotel legal. Nesse caso, vale a pena investir um pouco mais em uma hospedagem de maior qualidade e que proporcione mais opções de lazer. 

Do contrário, se você quer conhecer mais da cidade e região, busque referências em sites e redes sociais, liste suas opções favoritas e veja se encontra os valores. No Google Maps, por exemplo, é comum encontrar o cardápio de restaurantes, ver a avaliação de outras pessoas e muito mais, facilitando suas escolhas e definição do orçamento com esses outros gastos.

Poupe mensalmente para a viagem

Conhecendo sua realidade financeira, orçamento da viagem e data prevista para viajar, dedique-se em poupar mensalmente para esse objetivo. Afinal, ninguém quer voltar de um paraíso e se frustrar com diversas contas para pagar, concorda?

Portanto, poupe e pense no que pode comprar e pagar antecipadamente. Muitas empresas disponibilizam reservas de passeios com desconto em compras antecipadas pelo site, e alguns restaurantes disponibilizam inclusive cupons de desconto comprando voucher pela internet também. Logo, verifique o que pode ser adiantado, assim, na data da viagem não terá grandes preocupações, podendo curtir o momento, e na volta não precisará se preocupar com altas faturas do cartão.

Tenha uma reserva para imprevistos

Imprevistos acontecem, e nem tudo pode ser previsto: um voo pode ser cancelado, uma mala extraviada, pode ser preciso arcar com gastos com saúde, passeios e alimentação podem sair mais caros, etc. Tendo consciência disso, ter uma reserva financeira para a viagem pode fazer com que não tenha grandes impactos financeiros ao viajar.

Planeje-se para uma viagem melhor

Nesse passo a passo de organização para viagens partimos do princípio da definição do teto de gastos. Contudo, sabemos que alguns sonhos maiores podem não corresponder à nossa realidade financeira atual e, consequentemente, não caber em nosso orçamento. Por isso, podemos partir do princípio do nosso destino dos sonhos também.

Ou seja, saiba para onde quer ir, o que deseja fazer e conhecer, levante os preços, orce a viagem no total, e se planeje para conseguir realizar esse sonho. Talvez você demore um pouco mais para realizar essa viagem, mas, com certeza ela será rica de boas experiências e não impactará negativamente suas finanças pessoais caso tenha se preparado efetivamente para isso.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.