sexta, 26 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Objetivos financeiros: O que são, como definir e se organizar

Veja como não perder de vista o que precisa ser feito para bater as suas metas

15 setembro 2022 - 12h58
Objetivos financeiros: O que são, como definir e se organizar

Já parou para se perguntar qual a relação dos objetivos com os seus sonhos?

Um objetivo financeiro é algo que desejamos conquistar que envolve o uso do dinheiro. Com base nessa definição, montar uma reserva de emergência, comprar um carro ou a casa própria, e fazer a viagem dos sonhos são alguns exemplos de objetivos financeiros.

Além do tipo de objetivo que pode ser material ou não, os objetivos financeiros podem ainda ser definidos com base em intervalos de tempo, como curto prazo, médio prazo, e longo prazo. Esse período deve ser pensado com base na prioridade e relevância que os mesmos têm em nossas vidas, bem como a nossa capacidade e expectativa em realizá-los.

No caso dos objetivos de curto prazo, consideramos objetivos que desejamos conquistar em até 2 anos. Enquanto isso, os de médio prazo envolvem uma complexidade maior ou mesmo necessidade maior de dinheiro, por isso, possuem uma expectativa de até 5 anos para serem realizados. Já os de longo prazo precisam de mais de 5 anos para serem realizados.

Logo, diferente dos sonhos que tomam conta do nosso imaginário e muitas vezes se distanciam da nossa realidade, podemos dizer que os objetivos são, em especial, alcançáveis, mensuráveis e temporais. Contudo, um objetivo pode ter sido apenas um sonho algum dia, concorda?

Então, vamos aprender como definir objetivos financeiros e se organizar para conquistar o que deseja?

Como definir objetivos financeiros?

Primeiro de tudo: reflita sobre o que mais quer de verdade e que envolve dinheiro para ser conquistado. Selecione o que é de fato alcançável e pesquise quanto cada coisa irá lhe custar. 

Depois, organize por prioridade e expectativas que tem para conclusão. Assim, tendo consciência do que mais quer, da sua importância e custos, conseguirá construir metas baseadas no objetivo principal.

De maneira simplificada, uma meta é uma tarefa que precisa ser realizada para a evolução de um objetivo. Nesse sentido, um objetivo pode ser dividido em várias metas.

O caminho seria: transformar sonhos em objetivos e depois dividi-los em metas até se tornarem realidade.

Por exemplo, se você sonha em ter a casa própria porque este bem vai lhe proporcionar um maior nível de bem-estar e realização pessoal, ao refletir sobre o que é necessário fazer para realizar este sonho, pode ver que será preciso: 

Conseguir um novo emprego com maior remuneração;
Guardar todos os meses uma determinada quantia de dinheiro para quitar as dívidas; 
Após quitar as dívidas, guardar dinheiro para esse objetivo principal;  
Etc.

Perceba que, ao olhar para um objetivo principal pode acabar encontrando objetivos secundários cruciais, como o de quitar as dívidas, caso tenha. Após quitar as dívidas, deverá se comprometer com metas de poupança e até mesmo de economia de gastos para viabilizar a realização do sonho da casa própria. Sem o atingimento dessas metas, pouco provavelmente você terá o que quer.

Portanto, verifique se as suas metas são: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Garantir essas características é o que vai te ajudar a ter um melhor direcionamento de como seguir e também noção de quando conseguirá o que quer. Foque em direcionar esforços para algo que vai contribuir para a tarefa seguinte!

Como se organizar para conquistar os seus objetivos?

O próprio termo ‘objetivos financeiros’ sugere uma relação entre o que deseja e a sua vida financeira. Por isso, para conquistar o que sonha é necessário se organizar financeiramente.

Algumas plataformas de controle financeiro, como a da Mobills, possuem funcionalidades que permitem a criação de objetivos e planejamentos. Em uma ferramenta como essa você tem sempre visível o que definiu e pode acompanhar o seu progresso.

Vale ressaltar que, quanto maior a sua capacidade de poupar dinheiro para os seus objetivos, mais rapidamente conseguirá realizá-los. Logo, é preciso:

Conhecer as suas fontes de renda e o seu valor líquido final;
Saber quais são os seus principais gastos e dividi-los por categorias;
Definir metas de poupança com base na diferença entre renda e gastos mapeados;
Analisar quais despesas podem ser cortados para minimizar gastos;
Buscar melhores fontes de renda e garantir que a renda extra está sendo direcionada para os objetivos certos.

Além da definição de objetivos financeiros e planejamento de gastos, o gerenciador financeiro da Mobills também permite esse controle financeiro necessário para a saúde das suas finanças pessoais.

Contudo, existem outras possibilidades: como o caderninho e planilhas de gastos, entre outros softwares de organização financeira. O importante é não perder de vista o que precisa ser feito para bater as suas metas.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.