domingo, 16 de janeiro de 2022
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Metas financeiras: aprenda como definir prioridades

Por mais que pareça impossível no início, esse planejamento te aproxima dos seus sonhos

14 dezembro 2021 - 15h42
Metas financeiras: aprenda como definir prioridades

O que você deseja conquistar daqui a 2,5 e até mesmo 10 anos? Alguns sonham em conseguir concluir uma faculdade, comprar um carro ou casa, morar sozinho, construir uma reserva de emergência, conquistar a independência financeira, entre outros. De maneira simples, o que deseja conquistar em um determinado período de tempo consiste em um objetivo.

No caso dos objetivos financeiros, é preciso poupar para conseguir comprar o que almeja e ter mais liberdade com o dinheiro. Mas como realizar objetivos de forma prática? Por mais que pareça impossível no início, definir boas metas é uma forma eficaz de se aproximar de grandes objetivos. Por isso, veja como definir prioridades e metas para ter o que deseja financeiramente.

1.    Reflita sobre o que deseja alcançar

Todos nós temos sonhos e almejamos grandes coisas. A depender da sua realidade financeira, é natural que os seus objetivos sejam diferentes de alguém que já tem um bom histórico de organização financeira ao longo dos anos.

Se você está endividado, por exemplo, um objetivo é sair das dívidas. Logo, todo o planejamento financeiro deverá ser estruturado para essa conquista. Todavia, se não possui dívidas, talvez o principal objetivo seja criar uma reserva financeira para emergências ou oportunidades. E, caso esteja mais avançado, deve estar sonhando certamente com uma aposentadoria tranquila e a independência financeira.

Portanto, neste primeiro momento, reflita sobre o que deseja alcançar. Considere sua condição financeira atual, e também o que gostaria de ter e ser ao longo dos anos.

2.    Defina metas específicas

Conhecendo seus objetivos, divida-o em pequenas metas. Ou seja, se tem como objetivo montar uma reserva financeira, algumas metas podem ser: reduzir em 10% os gastos não essenciais, poupar mensalmente 20% da renda, e investir o valor poupado em ativos seguros e com facilidade de resgate.

Nesse ponto, é extremamente importante ser específico naquilo que precisa ser feito para realizar seus objetivos. Uma dica é se perguntar:


•    O que pretende alcançar com essa meta
•    Quais são os responsáveis pelas metas
•    Se é possível conquistá-las
•    O que pode ser feito para ter resultados
•    Qual o seu objetivo ao seguir as metas

3.    Entenda seu poder de poupar

Agora que já sabe o que quer e precisa, é hora de entender sua capacidade de poupar dinheiro. Afinal, seus objetivos e metas financeiras dependem disso. Então, veja quais são seus gastos fixos e variáveis, e descubra qual o seu salário líquido.

Após isso, descubra quanto da sua renda líquida está comprometida com suas despesas essenciais e pagamentos, como a fatura do cartão de crédito e assinaturas. Utilizar um gerenciador financeiro pode te ajudar a entender melhor esse cenário.

4.    Coloque um prazo de conclusão

Uma forma de se comprometer com suas metas consiste em ter prazos bem estabelecidos para sua conclusão. Para conseguir definir um tempo viável, conhecer sua média de ganhos e gastos, e poder de poupança, é necessário.

Sendo assim, não negligencie esse passo! Em alguns casos, tente se desafiar, seja em aumentar sua renda ou reduzir gastos para bater seus objetivos antes do tempo previsto.

5.    Tenha disciplina

Lidar com o dinheiro pode ser simples quando se constrói uma rotina de controle financeiro. Ter prioridades, ou seja, saber o que é mais importante para si, permite ainda fazer escolhas financeiras mais inteligentes.

Lembre-se que, ao tomar uma decisão que não corresponde ao que foi planejado, você estará se afastando daquilo que quer. Então, ter disciplina é uma ferramenta chave para ter sucesso em suas metas.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content