domingo, 28 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Ferramentas de controle financeiro: Qual a melhor?

Confira algumas opções que melhor se adequam a você para organizar suas finanças e descubra a resposta para essas perguntas

15 agosto 2022 - 12h54
Ferramentas de controle financeiro: Qual a melhor?

Como você organiza as suas finanças pessoais ou da sua família? Sabia que uma boa ferramenta de controle financeiro pode te ajudar a conquistar a tranquilidade financeira mais facilmente?

Existem diversas ferramentas de controle financeiro, algumas delas muito inteligentes, contando até mesmo com integrações com instituições financeiras, facilitando assim o registro das transações que realiza. Ou seja, para quem tem dificuldade em lembrar ou mesmo entender como atualizar os seus dados financeiros relacionados a ganhos e gastos, é muito mais prático contar com os registros automáticos.

Já pensou que legal seria fazer um Pix ou realizar uma compra no cartão de crédito e, em poucos minutos, ter esses gastos registrados e categorizados automaticamente na sua ferramenta de gestão financeira, otimizando o seu tempo e facilitando o seu entendimento sobre para onde o seu dinheiro está indo?

Isso já é possível com a ferramenta certa. Mas, além dessa, há também outras mais básicas, com menos funcionalidades, que atendem também determinados públicos.

Agora, qual a melhor opção e por que ela é a melhor? Confira algumas ferramentas para organizar suas finanças e descubra a resposta para essas perguntas.

Aplicativo de controle financeiro

Sem dúvidas, a ferramenta mais prática para organizar a vida financeira é um aplicativo que te ajuda a controlar as finanças. Um dos mais conhecidos e mais bem avaliado do mercado brasileiro é o gerenciador financeiro da Mobills, disponível para Android, iOS, e também computadores e tablets.

Neste exemplo de ferramenta inteligente que é multiplataforma, você consegue registrar os seus gastos assim que efetuá-los, ou mesmo deixar programado no aplicativo o que está pendente para pagar ou receber.

O melhor de tudo é que nesse tipo de plataforma você consegue personalizar com as suas preferências, fazer planejamentos mensais de gastos, definir objetivos financeiros, gerenciar cartões de crédito, fazer análises de despesas, e muito mais,  de forma simples e intuitiva. Legal, né?

Considerando esses motivos, o aplicativo é a melhor ferramenta para controle financeiro, ainda mais se ele for multiplataforma, como o Mobills. Contudo, existem ainda outras alternativas que podem te ajudar em sua organização. Veja a seguir! 

Planilhas de gastos

Diferente do aplicativo, uma planilha de gastos exige muito mais conhecimento para que compreenda como deve preencher suas movimentações financeiras. Além disso, não é tão personalizável quanto as plataformas inteligentes.

Gerenciar os cartões de crédito de forma automática, por exemplo, não é viável em uma planilha; e o acesso a essa ferramenta também não é o melhor pelo celular, o que dificulta um pouco as atualizações que poderiam ser feitas offline em um app no momento dos gastos.

No entanto, para quem não é muito adepto às novas tecnologias ou busca um modelo mais básico de organização, as planilhas de controle financeiro podem atender às necessidades.

Planners e tabelas financeiras

Outra forma de se organizar é com a ajuda de planners e tabelas financeiras. Com ajuda dessas ferramentas dá para anotar as receitas e despesas, bem como deixar mapeado alguma dívida e outros compromissos para determinadas datas.

Fazendo um comparativo com as planilhas, esta opção é ainda mais básica, e menos personalizável, além de ser mais difícil de visualizar e acompanhar a vida financeira.

Caderninho

Se você não se adaptou a nenhuma ferramenta de controle financeiro citada acima, pode contar apenas com um caderninho. Tudo o que você precisa é de papel e caneta. Todavia, é a ferramenta que mais vai necessitar de organização, conhecimento e disciplina.

Isso, porque não é intuitivo, não te dá modelos básicos para a definição de planejamento e objetivos, por exemplo, e quanto mais você fizer anotações mais difícil será entender o conjunto todo. Olhar quais as receitas e gastos totais do mês, semestre ou ano, não vai ser fácil…

Apesar de não ser a melhor ferramenta para controle financeiro, o caderninho ainda é uma alternativa para quem está começando ou que não se dá bem com as plataformas mais inteligentes.

Independente de qual a sua ferramenta escolhida, saiba que o importante é fazer o controle financeiro. Agora, contar com aplicativos ou plataformas inteligentes pode facilitar muito a sua organização. 

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.