Menu
Busca terça, 03 de agosto de 2021
Warren SpaceNow
Warren SpaceNow Mobile
Warren 970x250 3
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Compras online: o que você precisa saber para fazer boas escolhas

É de extrema importância aliar as boas escolhas de consumo ao controle financeiro eficaz do seu dinheiro

28 junho 2021 - 15h36
Compras online: o que você precisa saber para fazer boas escolhas

Umas das melhores maneiras de otimizar sua renda consiste em fazer boas escolhas financeiras. E quem disse que não é possível gastar de maneira inteligente ou até mesmo ganhar dinheiro enquanto faz compras?

Nos últimos anos, com o crescimento das fintechs, comprar pela internet se tornou algo simples e que, muitas vezes, contribui para a economia do nosso bolso.

Seja por meio de pesquisas de preços ou ganhando cashback, você consegue pagar menos por aquilo que precisa e ainda ganhar parte do dinheiro de volta,  mesmo utilizando o cartão de crédito.

Por isso, é de extrema importância para a saúde das suas finanças pessoais aliar as boas escolhas de consumo ao controle financeiro eficaz do seu dinheiro. Assim, você consegue otimizar seus ganhos, aumentando sua capacidade para poupar e investir. Veja, a seguir, algumas dicas para fazer boas compras online:

1. Pesquisas de preços e alertas
 
Um dos benefícios de planejar os gastos está no fato dessa prática facilitar nossas pesquisas de preço. Logo, é preciso definir aquilo que deseja, se planejar para comprar e pesquisar o preço do produto ou serviço que pretende adquirir.

Dessa forma, você consegue entender quanto essa escolha pesará no seu orçamento e ainda consegue economizar. O melhor de tudo é que existem sites que te ajudam nesta tarefa, como o Zoom e o Buscapé. Neles, você pesquisa por qualquer produto e a plataforma gera uma lista comparativa dos preços em várias lojas. Você pode ainda criar alertas para receber notificações sempre que o preço do produto escolhido baixar.

2. Cashback
 
Cashback significa dinheiro de volta. Ou seja, ao fazer uma compra com cashback, você ganha parte do seu dinheiro de volta. Geralmente, quando falamos desse benefício nos referimos a um percentual que pode ser definido para as compras em uma loja online de maneira geral ou em segmentos específicos.

Então, antes de comprar é interessante que você verifique se existe essa possibilidade, pois em alguns casos é preciso estar inscrito em um programa que oferece cashback e ativar uma extensão no seu computador. No mercado, o Méliuz é hoje uma das principais plataformas de cashback. Nesse caso, toda vez que você fizer uma compra em um site parceiro do Méliuz, ele avisa que o cashback está disponível para você, podendo ainda acompanhar seu histórico de cashback pelo app e resgatar o seu dinheiro quando atingir um determinado valor predefinido.

3. Cupons de descontos
 
Se você é uma pessoa que tem vergonha de pedir descontos, saiba que outro benefício de comprar online é que existem várias plataformas que disponibilizam cupons de desconto para suas compras, e para conseguir utilizá-los basta ativá-los.

Além disso, algumas lojas já trabalham com uma margem de desconto, estando dispostos a te oferecer 10%, 20% de desconto, e até mais, além do frete grátis. 

4. Participe de fóruns online
 
Conhecer a opinião de outros consumidores é uma ótima forma de comprar produtos com um melhor custo-benefício. Isso acontece porque temos uma opinião sincera de quem está utilizando o produto e assim conseguimos entender seus pontos positivos e negativos. Todavia, é importante conhecer as características do que vai comprar também, pois as opiniões podem divergir bastante em alguns casos.

O hardMOB e o Promobit são fóruns conhecidos por oferecerem tanto boas ofertas quanto concentrarem a opinião de diversas pessoas que adquiriram produtos e aproveitaram as promoções.

5. Cadastre seu e-mail para receber ofertas
 
Um dos benefícios de se inscrever em newsletters de lojas é que você consegue receber em primeira mão as ofertas do site. Por isso, essa também é uma excelente maneira de conseguir fazer uma boa compra sem gastar muito.

Vale ressaltar que todas suas compras devem ser planejadas, e não adianta comprar algo que não precisa, por mais que esteja em promoção. Logo, se você é uma pessoa que compra por impulso, talvez não seja legal ficar vendo os produtos nos sites da loja com frequência. Nesse caso, em específico, evite receber todas as ofertas e opte por olhar as promoções somente dos produtos que estão dentro do seu planejamento.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app:
Warren Rodapé
Warren Rodapé Mobile