domingo, 16 de janeiro de 2022
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Como aumentar o score para conseguir crédito fácil

Algumas empresas oferecem linhas de crédito para quem tem dívidas em atraso e o nome negativado

30 dezembro 2021 - 14h28
Como aumentar o score para conseguir crédito fácil

O score de crédito nada mais é do que uma pontuação, que varia de 0 a 1.000 pontos, para indicar a probabilidade de um consumidor honrar com os seus compromissos.

Sendo que, em média, nos principais birôs de crédito, a pontuação de até 300 pontos indica que há um alto risco de o cliente não pagar o crédito contratado; entre 300 e 700 pontos há um risco médio; e, acima de 700 pontos, um baixo risco. Logo, quanto mais próximo da pontuação máxima de 1.000 pontos, melhor.

No Brasil, com o endividamento de mais da metade das famílias brasileiras, conseguir crédito fácil pode ser complicado. Todavia, atualmente muitas empresas já oferecem linhas de crédito para quem possui o score baixo, com dívidas em atraso e o nome negativado.

Então, se esse é o seu caso, veja como aumentar seu score para conseguir melhores produtos e serviços financeiros:

Tenha contas no seu nome

Para facilitar a análise do seu histórico de pagamentos, é importante ter contas no seu nome, como contas bancárias, de água, luz e telefone. Sendo assim, se é o responsável financeiro por esses pagamentos de casa, pense na possibilidade de mudar a conta para o seu nome.

Além disso, verifique se não há contas em seu nome em responsabilidade de terceiros, pois, em caso do não pagamento, será o seu nome que estará em jogo.

Quite débitos e pague as contas em dia

Se você possui contas no seu nome, mas atrasa os pagamentos, terá seu histórico de crédito prejudicado. Afinal, isso só indica que não é um bom pagador e, com isso, dificilmente as empresas confiarão em lhe oferecer crédito. Portanto, organize-se para pagar suas contas em dia.

Para isso, é possível utilizar apps de gestão financeira pessoal para o cadastro de contas a pagar e até a receber. Assim, fica mais fácil lembrar dos pagamentos e incluí-los em seu planejamento financeiro, contando ainda com alertas de despesas avisando quando deve efetuar os pagamentos.

Atualize seus dados nos birôs de crédito

Um birô de crédito consiste em uma empresa responsável por registrar seu histórico pagador. Alguns dos principais sites são: Serasa, Boa Vista, Quod e SPC.

Em síntese, o objetivo de todos é praticamente o mesmo, contudo, a forma de análise pode variar entre cada empresa.

Sabendo que, quanto mais exatos forem seus dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail, mais confiável será seu cadastro para o mercado, é necessário também garantir que esses dados estejam atualizados para aumentar o score.

O melhor de tudo é que é possível atualizar suas informações de forma online e intuitiva nos sites responsáveis.

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta que traz grandes facilidades para o dia a dia, mas é também um grande causador de dívidas com altas taxas de juros.

Então, se possui cartões, tenha atenção ao valor e pagamento das faturas, lembrando sempre de pagá-las em dia e não comprometer mais que 40% da sua renda líquida mensal com isso.

Caso ainda não possua um cartão e precise de crédito fácil, busque por um cartão para negativado.

A principal diferença entre um cartão convencional e um para negativado está na facilidade de aprovação, mesmo que envolva ainda alguma taxa de anuidade e um limite mais baixo geralmente. 

Controle as finanças

O score de crédito representa, em suma, seu histórico como consumidor. Por isso, é essencial que garanta o pagamento de suas contas em dia. Mas, como se organizar para estar em dia com as finanças?

Basicamente é preciso de: consciência financeira, planejamento, metas de poupança, e um bom gerenciador financeiro.

Dessa forma, será possível tomar melhores decisões com o seu dinheiro, se planejar para os seus objetivos e pagamento de débitos, ter sempre uma reserva financeira para imprevistos e o futuro, e conhecimento da utilização do dinheiro para buscar sempre evoluir financeiramente.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content