segunda, 06 de dezembro de 2021
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

5 formas de organizar as contas para limpar o nome

É possível sair das dívidas tomando decisões mais inteligentes

11 novembro 2021 - 17h10
5 formas de organizar as contas para limpar o nome

A falta de controle financeiro e o endividamento estão presentes na vida de milhões de brasileiros. Seja por falta de conhecimento ou senso de urgência para compras, as pessoas acabam gastando mais do que a capacidade da renda.

Contudo, é possível mudar essa situação por meio da conscientização financeira e tomada de decisões mais inteligentes, como a busca de negociação e troca de dívidas, além da organização e do planejamento. Entenda, a seguir, como organizar as contas para limpar o nome:

Faça um levantamento de dívidas

O primeiro passo para conseguir limpar o nome consiste na conscientização de dívidas. Ou seja, é necessário fazer um levantamento de todas as contas pendentes, considerando todas as suas características. 

Nesse momento, é preciso conhecer o valor inicial de cada dívida, taxa de juros, número e valor de parcelas, contato do credor e custo efetivo total. Após isso, o recomendado é ordenar as contas por ordem decrescente de taxa de juros. Isso porque, quanto maior os juros, maior o valor final da dívida ao longo do tempo.

Monte um plano de ação

Feito o levantamento de dívidas fica muito mais fácil montar um plano de ação para pagá-las, priorizando os débitos com as maiores taxas de juros. Cuidado para não negligenciar esse passo, pois, é crucial ter um planejamento financeiro bem definido para conseguir limpar o nome.

Nesse sentido, reflita sobre a sua capacidade de poupar dinheiro mensalmente. O ideal é que você defina um percentual da sua renda líquida mensal para destinar ao pagamento das suas contas atrasadas.

Além disso, pense no que pode fazer para reduzir gastos e aumentar sua renda. E, não esqueça de buscar uma negociação com o credor na tentativa de conseguir melhores condições de pagamento. 

Troque dívidas caras por uma mais barata

Além da negociação de dívidas, é possível ainda trocar dívidas caras por outra mais barata com o objetivo de conseguir um menor montante final e melhores condições de pagamento. 

Sabendo que o cartão de crédito e o cheque especial possuem geralmente altas taxas de juros e são a causa do endividamento de muitas pessoas, uma solução é buscar crédito com taxas mais baixas.

Ao solicitar um empréstimo online, por exemplo, você pode conseguir taxas de juros mais baixas com parcelas que cabem no seu bolso. Com isso, conseguirá pagar todas as outras dívidas com taxas mais altas, reduzindo tanto o volume de contas quanto o valor do pagamento final. Ou seja, uma solicitação inteligente de crédito pode ser benéfica para suas finanças.

Crie bons hábitos

Não adianta pagar todas as dívidas e continuar com os mesmos hábitos que te levaram ao endividamento, pois, aos poucos, o efeito bola de neve pode fazer com que volte a ter as mesmas dívidas ou até mais.

Sendo assim, crie bons hábitos. Busque estudar sobre educação financeira, ler livros de finanças pessoais, fazer cursos de planejamento, gerenciar seus ganhos e gastos e, viver sempre um degrau abaixo do que ganha, poupando mensalmente para a tranquilidade financeira e conquista de objetivos.

Organize a vida financeira

Para manter o balanço financeiro sempre positivo, com saldo em conta, é importante construir uma boa organização financeira. Para isso, você pode contar com ajuda de aplicativos de controle financeiro, planilhas de gastos ou até mesmo o caderninho.

Registre tudo o que entra e sai de suas contas, categorize suas despesas para entender com o que está gastando e defina sempre um planejamento financeiro mensal para se guiar ao longo do mês.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content