sexta, 19 de abril de 2024
Jornada ProfissionalCOLUNA

Jornada Profissional

Fernando dos Reis

Gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios em multinacionais. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

Você decide o resultado que possui

Existe apenas um responsável por seus resultados, e não existe culpa ou peso nisso. Os resultados que temos em nosso dia são apenas a colheita do que estamos plantando.

06 julho 2022 - 16h02
Você decide o resultado que possui

Independente do resultado que você possui neste momento, acredite no que vou te dizer. Mesmo que ainda não esteja no cargo que deseja, pode confiar nisto que lhe direi. Pode ser doloroso ouvir, mas você está exatamente onde merece estar.

Existe apenas um responsável por seus resultados, e não existe culpa ou peso nisso. Os resultados que temos em nosso dia são apenas a colheita do que estamos plantando. Quer ver como isso é um fato?

Quando você gera um resultado extraordinário e não alcança o reconhecimento que gostaria, qual é o sentimento que você tem? Provavelmente algo próximo a injustiça, ao menos esse era o sentimento que eu ficava a não ser reconhecido. O motivo disso é lógico e simples, se fui responsável em fazer o que gerou bons resultados eu mereço ser valorizado. É justo!

E se você aplicar o mesmo conceito, porém ao contrário. Se você fez algo positivo merece ser reconhecido, e se fizer algo que gere resultados negativos é justo ser validado da mesma forma. Correto?

Agora pense que o seu resultado atual é apenas a validação e reflexo das ações que você tomou. Se está em uma posição menor do que a desejada, basta mudar as suas atitudes e criar o cargo que te satisfaça. Se está em uma empresa que não te valoriza, busque a que esteja congruente com os seus valores.

Estamos no exato momento de colocar simplicidade em tudo, e por isso quero te reafirmar. Você não é culpado por onde está hoje, mas é o responsável. Se você criou esse local, pode mudar. 

Neste momento, eventualmente as desculpas que gritam em sua mente são apenas medos tentando te convencer que é vítima de um sistema. Acredite, você não é refém e sim livre para viver novas oportunidades e prosperar em novos caminhos.

Ao assumir o controle e responsabilidade em sua carreira você se permite ser um profissional melhor, uma pessoa mais realizada e assim contribui para uma sociedade mais próspera.

Não existe peso maior do que a insatisfação profissional, e por isso reforço a comunicação que você é o único responsável pela gestão de sua carreira. Talvez algumas perguntas aparecem como: "Fernando, não sei por onde comecar", ou "Fernando, tenho medo de recomecar". 

Você é o único responsável por essa decisão, e não precisa seguir a sua jornada sozinha. Saiba, entretanto, que não a indecisão já é uma decisão. Romper e abraçar novas oportunidades podem ser revigorantes, e uma caminhada extremamente prazerosa.

Com verdade, sinceridade e humildade, comece anotando três atitudes que você precisa mudar para gerar mais resultados. Se quiser, divida comigo e ficarei honrado com sua mensagem.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Site: www.jornadadinamica.com

Linkedin: www.linkedin.com/in/femoraisreis