domingo, 14 de agosto de 2022
[OGF - VIP - SPACENOW DESKTOP - TESTE A/B - 22-6-2-22]
Jornada ProfissionalCOLUNA

Jornada Profissional

Fernando dos Reis

Gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios em multinacionais. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

O gotejamento de sua torneira

Quais são as atividades que você faz em seu dia que está drenando a sua caixa d'água e deixando o piso escorregadio com areia?

15 julho 2022 - 11h28
O gotejamento de sua torneira

Estava retornando para casa e ouvi um anúncio sobre o desperdício de água. A informação que me gerou uma grande viagem em meus pensamentos, afinal uma torneira gotejando pode desperdiçar mais de vinte litros de água em um dia. O volume é gigantesco, principalmente se pensarmos o desperdício ao longo de um mês, podendo alcançar 600 litros de água. Calma, esse não é um texto de meio-ambiente ou sobre economia dos recursos naturais.

Quando penso em produtividade, ou nos treinamentos de produtividade, sempre digo o cuidado que precisamos ter com a areia. Um piso com areia pode gerar um piso escorregadio, e se houver muita areia o solo ficará tão fofo que a sua caminhada ficará mais cansativa. Se você já caminhou na praia de areia fofa sabe o que isso significa.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250]

As atividades importantes, ou com grande impacto, as classifico como pedras (grandes, médias ou pequenas). Essas pedras podemos ver mesmo a distância e por isso temos a tendência de trabalhar nelas. Entretanto, as inúmeras distrações e atividades sem a menor importância são aquelas que deixam o piso escorregadio, ou que consome a energia em nossas caminhadas. Carinhosamente, as chamo de areia.

Pequenas atividades, sedutoras muitas vezes, ladras da produtividade por outras, deixam o nosso dia com uma agenda recheada de coisas para fazer. As areias são a felicidade dos "To Do List", são capazes de preencher uma folha inteira com atividades que deveríamos fazer. 

[E-BOOK - COMO INVESTIR 50K -  SQUARE DETALHE POST 300X 250]

Ao olhar a lista, associado com a agenda cheia de reuniões para marcar reuniões, emails que são semelhantes a conversas em um chat, entre outras ocupações pseudo-importantes, deixam nossa agenda sem um minuto livre para fazermos o que importa de verdade. Assim, passamos o dia correndo, fazendo coisas que não geram resultados, e muitas vezes ficamos com culpa por não colocarmos energia no que era realmente necessário.

As distrações são areia que deixam o piso escorregadio, e drenam a sua caixa d'água assim como o gotejamento da torneira traz o desperdício de vinte litros por dia. Muitas vezes, nem percebemos as gotas e muito menos o piso escorregadio que deixamos todos os dias com as inúmeras distrações que permitimos em nosso dia.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

Eu quero finalizar a reflexão de hoje, te convidando a refletir quais são as atividades que você faz em seu dia que está drenando a sua caixa d'água e deixando o piso escorregadio com areia. Se continuar permitindo as distrações, ou você pode drenar o seu estoque ou escorregar em sua caminhada. Agora que já sabe, essa é a sua decisão em permitir às distrações preencher o seu dia.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

___________________
Conheça mais o trabalho de Fernando dos Reis
Site: www.jornadadinamica.com
Linkedin: www.linkedin.com/in/femoraisreis 
 

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: