sábado, 27 de abril de 2024
Coluna do TradingViewCOLUNA

Coluna do TradingView

TradingView

Na plataforma de gráficos TradingView, traders e investidores de todo o mundo se reúnem para analisar mercados, discutir as últimas notícias financeiras e compartilhar suas percepções. As ferramentas avançadas e os dados versáteis da plataforma ajudam a atingir um nível totalmente novo de pesquisa de mercado, independentemente do ativo que você negocie.

Coluna do TradingView: Mercados buscam segurança em meio a escalada da guerra

Conforme o mercado fica cada vez mais preocupado com a direção da política fiscal nos EUA e o envolvimento de novos grupos no conflito no Oriente Médio, a busca por ativos seguros se intensifica

23 outubro 2023 - 11h36
Coluna do TradingView: Mercados buscam segurança em meio a escalada da guerra

Títulos americanos continuam a registrar aumentos. Conforme o mercado fica cada vez mais preocupado com a direção da política fiscal nos EUA e o envolvimento de novos grupos no conflito no Oriente Médio, a busca por ativos seguros se intensifica.

Veja as perspectivas dos analistas do TradingView para as próximas semanas.

 

WaggLim

No mercado mundial, o preço do ouro atingiu 1.960 USD/onça na última semana. O JPMorgan prevê que os preços à vista do ouro atingirão uma média de cerca de 1.920 USD/onça no quarto trimestre de 2023. Também deu uma previsão trimestral para 2024 de US$ 1.950 no primeiro trimestre; 2.030 USD no segundo trimestre; 2.100 USD no terceiro trimestre e 2.175 USD no quarto trimestre.

Além disso, a investigação técnica atual sobre os preços XAUUSD mostrou dois níveis de resistência importantes onde o ouro deve ser negociado numa base de fecho a 1.980 USD/onça e depois a 2.000 USD/onça. Os preços do ouro poderão ultrapassar a marca dos 2.000 USD/onça num futuro próximo se o conflito aumentar.

Além disso, há a possibilidade do Federal Reserve (Fed) suspender temporariamente os aumentos das taxas de juros ou sinalizar que é pouco provável que aumente as taxas de juros no futuro, o que também será bem recebido pelo mercado.

 

 

ShimaTrader

Até sexta-feira (20), no gráfico diário do IBOV, apesar de uma sequência de três dias de forte alta, o mercado deixou um candle de corpo pequeno, sem conseguir superar e fechar consistentemente acima do candle do dia anterior. Este cenário está se desenrolando em uma região de resistência (oferta), o que exige maior cautela daqui em diante.


Essa observação é importante porque o movimento de alta recente pode ser um repique dentro de uma tendência de baixa que ainda está ativa. Caso o IBOV reverta sua direção e retome a tendência de baixa, os níveis a serem observados incluem a região do fundo anterior em 112.000 pontos, seguida pelas próximas possíveis áreas de suporte em 110.836 e 108.920 pontos.

É fundamental acompanhar de perto o comportamento do mercado para tomar decisões informadas. (Ver mais sobre Ibovespa).

 

 

Ductor Macus

O movimento do SP500 está literalmente enigmático. Ao se analisar pelo foco mensal, forma uma figura de indefinição com longas sombras de topo e fundo. No diário, pode até trazer alguma surpresa positiva por conta de dados macroeconômicos.

Por outro lado, no campo semanal, que é o foco desse estudo, deixa claro movimento de lateralização dentro da zona circular. Por outro lado, se perder a zona de suporte, coloca em destaque que poderemos ter a experiência de maus momentos para o mercado global.

No melhor dos mundos, é melhor continuar consolidando para quem sabe ter fôlego para 2024, do que arriscar um falso respiro em outubro, deixando investidores posicionados em regiões perigosas mais propícias para correção.

Entre comprar e vender, eu apostaria em aguardar até o final do mês, pois essa última alta que tivemos, próxima dos 4400 pontos, me pareceu uma pegadinha de falsa esperança.

Os índices Industrial Dow Jones e Nasdaq também estão precificando quedas expressivas mesmo em temporada de balanços. Vale destacar que, além dos gráficos, temos o risco de aumento de conflitos bélicos pelo mundo. Dessa forma, a cautela é um ótimo remédio.

 

 

HydraView

No gráfico, observamos o indicador de volatilidade do SP500, conhecido como VIX. Está se formando um canal de resistência, mantendo a lateralização e ainda não atingiu a alta registrada em março. Existe uma probabilidade de aumento da volatilidade nos próximos 30 dias, devido à acumulação ou venda.

Com o contexto geopolítico global atual, em breve poderemos identificar um cenário de bear market (mercado de baixa) ou bull market (mercado de alta). Esta análise tem o propósito de fornecer um contexto macro e nos ajudar a preparar nossa margem para operações futuras.

 

 

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.