quinta, 28 de março de 2024
Finanças em famíliaCOLUNA

Finanças em família

Carol Stange

Educadora em finanças pessoais e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”.

Cartão de crédito: 5 dicas para evitar susto com a fatura

Em alguns momentos, o cartão de crédito “leva a fama de mau” porque é muito comum perder o controle de gastos com esse "dinheiro de plástico"

09 novembro 2020 - 12h28
Cartão de crédito: 5 dicas para evitar susto com a fatura

Em alguns momentos, o cartão de crédito “leva a fama de mau” porque é muito comum perder o controle de gastos com esse "dinheiro de plástico". Utilizá-lo é fácil, rápido e indolor, e esses fatores, somados aos bombardeios de ofertas e apelos de vendas que sofremos todos os dias, formam o estrago que ele pode deixar no nosso orçamento mensal. Esse cenário faz com que o cartão de crédito seja considerado como uma das principais causas do endividamento do país.

Mas, ao mesmo tempo, o cartão de crédito pode nos proporcionar vantagens interessantes: pagar de forma parcelada, e sem juros, itens de maior valor, e participar de programas de milhagens e clubes de vantagens são algumas delas. 

Então, para ajudar a controlar essa ferramenta, de uma vez por todas, e liberar seu acesso aos benefícios que essa forma de pagamento proporciona, separei alguns cuidados práticos que você já pode inserir, sem dor, na sua rotina financeira:

1. Mais de um cartão em uso? Melhor rever

Há quem tenha vários cartões na carteira com o objetivo de tirar proveito de limites de crédito e datas de vencimento diferentes, mas essa decisão costumeiramente se transforma em uma armadilha financeira. 

O motivo é muito simples: ao possuir vários cartões de crédito, o titular também acumula várias faturas com datas de vencimento diferentes, e administrar os gastos, que deveria ser algo simples (afinal todas as transações vêm descritas e datadas), se transforma em um trabalho digno de um departamento financeiro de uma pequena empresa. 

Vale a pena separar uns minutos para fazer uma "limpa" nos cartões que não são usados e eliminar aqueles que só servem de incentivo para gastar a mais.

2. Levando susto ao ver o valor total? Vá de lupa nas compras recorrentes

Achamos que estamos com as despesas sob controle e quando a fatura chega, quase caímos para trás. A sensação que resta após o susto é: "mas nem comprei nada tão caro!". Nesses casos, os vilões geralmente são as compras recorrentes.

Sabe aqueles gastos rotineiros e frequentes na farmácia, padaria, hortifruti e posto de gasolina? Pois é. Esses são os gastos recorrentes e a indicação é que eles só devem ser feitos usando o cartão de crédito quando já se tem controle pleno da ferramenta.

3. De parcelinha em parcelinha...

A fatura estoura! A dica prática para evitar esse problema é estabelecer metas semanais de gastos com parcelas no cartão, pois isso ajuda a manter o uso do limite sob controle. 

Outra boa sugestão é definir um dia da semana para verificar o extrato e acompanhar o uso do limite. 

4. Verdades sejam ditas: picotar ou congelar o cartão não é liberdade financeira

Se estiver muito difícil controlar os gastos, vale deixar o cartão esquecido na gaveta por um tempo até as finanças se reequilibrarem.

Picotar o cartão de crédito ou jogá-lo fora, ao contrário do que muita gente diz por aí, não é liberdade financeira. Liberdade é você saber usar uma ferramenta em uma sociedade com cada vez menos cédulas e moedas circulando de mão em mão. 

Não ter mais dinheiro vivo é um caminho sem volta. Aprender a usar o cartão de crédito a nosso favor é essencial.

5. Esse é o tipo de coisa que não se empresta

Você sabia que emprestar o cartão de crédito é um dos motivos que levam milhares de brasileiros ao endividamento todos os dias?

Antes de emprestar seu cartão para outra pessoa, faça a seguinte análise: o bem adquirido ficará com essa pessoa, mas a obrigação de pagar será sua. 

Além disso, é o seu nome que está em jogo no caso de incapacidade de pagamento do amigo (que aliás, se tivesse crédito no mercado não precisaria estar recorrendo a você). Se dizer “não” é difícil, perder o amigo é ainda pior. Vale a pena o risco? 

Agora que você teve acesso às informações e dicas práticas sobre o cartão de crédito, ficou mais fácil de controlar essa ferramenta, não é? Você pode colocar essas orientações em prática hoje mesmo! 

Lembre que o cartão de crédito pode ser um grande companheiro no seu dia a dia, mas quem dita as regras desse relacionamento é você. Um beijo e nos vemos no próximo conteúdo sobre Finanças! 

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Leia outro artigo de Carol Stange: