quarta, 17 de abril de 2024
SpaceDica

10 empresas que pagam dividendos generosos para superar a Selic, segundo a XP

Ações mostram como o Ibovespa ainda está atrativo

24 setembro 2021 - 17h43Por Investing.com

 

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Como esperado, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa Selic para 6,25%, o maior patamar desde 2019. Existe um certo temor no mercado de como a alta nos juros afetaria a trajetória do Ibovespa, porém a XP acredita que a Bolsa brasileira ainda está atrativa e com boas oportunidades.

Sobre a possibilidade que os investidores migrem para a renda fixa, a XP explica que isso ainda não é tão interessante, já que os juros reais estão baixos. A projeção é que a Selic termine 2021 em 8%, enquanto a inflação deve alcançar 8,4%. Além disso, o prêmio de risco das ações do Ibovespa está em 7,7% atualmente, bem acima da média histórica de 4,7%.

Diante desse cenário, a XP separou dez ações que pagam bons dividendos e mostram como o Ibovespa ainda está atrativo.

CSN Mineração (SA:CMIN3)

Mesmo com a recente queda dos preços do minério de ferro, a XP está otimista com as ações da CSN Mineração e mantém a sua recomendação de compra do ativo. A previsão é que a empresa pague até 15,4% de dividend yield em 2022.

Banco do Brasil (SA:BBAS3)

A XP espera que o Banco do Brasil tenha um dividend yield de 14,7% no próximo ano, já que o payout deve subir com a maior capitalização, a recuperação de lucros, o Previ I com superávit de R$ 22 bilhões, e um atrativo 0,6x P/VP.

Engie (SA:EGIE3)

A Engie Brasil tem um portfólio diversificado, que permite à empresa se proteger da adversidade hídrica, segundo a XP. Além disso, a expectativa é que ela repasse 100% do seu lucro líquido aos acionistas em 2021. Para 2022, a XP estima um dividend yield de 11,4%.

Bradesco (SA:BBDC4)

Embora o Bradesco tenha se dedicado a iniciativas como o banco Next, Ágora e Cielo (SA:CIEL3), a XP acredita que não há claras oportunidades para o banco empregar grandes quantidades de capital incremental com taxas de retorno altas, tornando atrativa a distribuição de dividendos. A estimativa é de um payout de 75% em 2022 e um dividend yield de 11,0%.

Taesa (SA:TAEE11)

A XP vê a Taesa em uma posição confortável para manter a distribuição de 100% de lucros em 2021. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o dividendo anual mínimo distribuído é de 50% do lucro líquido ajustado do exercício, mas normalmente a empresa escolhe remunerar acima dessa faixa. Para 2022, a previsão é um dividend yield de 9,8%.

BB Seguridade (SA:BBSE3)

A expectativa é que o dividend yield da BB Seguridade em 2022 seja de 9,5%, na visão da XP. Isso porque a empresa apresenta margens altas impulsionando os retornos da companhia. A empresa também deve ter um crescimento de prêmios elevados pela retomada da atividade econômica.

Santander (SA:SANB11)

Assim como no caso do Bradesco, a XP entende que a distribuição de dividendos é uma opção interessante para o Santander, já que não há oportunidades para o banco empregar grandes quantidades de capital incremental com taxas de retorno altas. Para 2022, o dividend yield deve ser de 9,2%.

Irani (SA:RANI3)

A Irani pode ter um dividend yield de 9,1% em 2022, segundo a XP, por causa da previsão de forte geração de caixa da empresa no próximo ano. A empresa também deve se beneficiar do bom momento do mercado de celulose.

Itaú Unibanco (SA:ITUB4)

Para 2022, a previsão de dividend yield do Itaú é de 8,1%. O banco possui um histórico de payout acima da média no setor, assim como se beneficia de investimentos de qualidade, com boa gestão e governança que se traduzem em menor beta.

Copel (SA:CPLE6)

A Copel anunciou este ano uma nova e robusta política de dividendos, em que quando a alavancagem fosse abaixo de 1,5x, a distribuição seria igual a 65% do lucro líquido ajustado, quando ela fosse entre 1,5x e 2,7x, pagaria 50% do lucro e nos casos em que a alavancagem fosse acima de 2,7x, os dividendos representariam 25% do lucro líquido ajustado. Assim, a XP espera que em 2022, o dividend yield seja de 8,1%.