sexta, 26 de abril de 2024
IBGE

Setor de serviços do Brasil cresce 1,1% em julho

Alta foi de 17,8% em comparação com o mesmo mês de 2020

14 setembro 2021 - 09h04Por Redação SpaceMoney

Por Reuters - Em sua quarta taxa positiva seguida, o volume do setor de serviços do Brasil cresceu 1,1 por cento em julho em relação a junho e acumula, no período, ganho de 5,8%.

O setor registra alta de 17,8 por cento na comparação com o mesmo mês do ano anterior e está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também alcançou o patamar mais elevado desde março de 2016, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14).

Mesmo com o avanço, o setor ainda está 7,7% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.

O resultado do setor em julho foi puxado por apenas duas das cinco atividades, em especial, pelos serviços prestados às famílias (3,8%), que acumulam ganho de 38,4% entre abril e julho. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 0,6%, com crescimento de 4,3% nos últimos três meses, e superaram, pela primeira vez, o patamar pré-pandemia, ficando 0,5% acima de fevereiro de 2020.

“Essas duas atividades são justamente aquelas que mais perderam nos meses mais agudos da pandemia. São as atividades com serviços de caráter presencial que vêm, paulatinamente, com a flexibilização e o avanço da vacinação, tentando recuperar a perda ocasionada entre março e maio do ano passado”, explica o analista da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Com informações de Agência IBGE de Notícias e Reuters.