sexta, 26 de abril de 2024
Fenacor

ICSS: setor de seguros segue otimista, mas intensidade diminui

Pelo segundo mês consecutivo, nenhum dos entrevistados projetou queda de faturamento do setor neste ano

10 setembro 2021 - 11h48Por Redação SpaceMoney

Corretores de seguros, seguradores e resseguradores continuam otimistas quanto ao desempenho do mercado no segundo semestre deste ano, mas a intensidade dessas expectativas positivas diminuiu.

Segundo a última edição do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), realizado pela Fenacor, resultante dos índices ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras), ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) e ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras), a confiança do setor ficou em 122,2 pontos - a menor marca apurada desde abril (114,3).

Faturamento do setor

Na pesquisa, pelo segundo mês consecutivo, nenhum dos entrevistados projetou queda de faturamento do setor neste ano. Para 85% dos seguradores, 50% dos corretores de seguros e 60% dos resseguradores, haverá um cenário “melhor” ao longo dos próximos meses.

15% dos seguradores, 50% dos corretores e 40% dos resseguradores, entretanto, responderam que não ocorrerão mudanças, com o nível do faturamento apurado até agora.

Rentabilidade

Quanto à rentabilidade dos seus negócios nos próximos seis meses, apenas 15% dos seguradores e 5% dos corretores temem uma queda. Nenhum ressegurador acredita nessa possibilidade.

Acreditam em um quadro de estabilidade 31% dos seguradores, 67% dos corretores e 80% dos resseguradores.

Já para 28% dos corretores, 54% dos seguradores e 20% dos resseguradores, haverá um crescimento dos níveis de rentabilidade em relação ao registrado no primeiro semestre deste ano.

Economia

Com relação ao desempenho da economia brasileira nos próximos meses, 31% dos seguradores, 56% dos corretores e 60% dos resseguradores entrevistados apostam em uma retomada do crescimento até o final do ano.

8% dos seguradores entrevistados acreditam na possibilidade de um cenário “muito melhor”.

Apenas 5% dos corretores, 8% dos seguradores e 20% dos resseguradores responderam que acreditam na possibilidade de uma piora no quadro econômico do país.

Há ainda 53% dos seguradores, 39% dos corretores e 20% dos resseguradores que projetam uma estabilidade até o encerramento deste ano.

Mais sobre a pesquisa

O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, e toma como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana
do mês anterior.

Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.

Tags: Fenacor, ICSS