quinta, 28 de março de 2024
Moeda eletrônica

Banco Central: Brasil pode lançar real digital até 2024, com período inicial de testes em 2022

Autoridade financeira avançou nas discussões sobre o tema nos últimos meses

30 setembro 2021 - 15h50Por Redação SpaceMoney

O Brasil deve lançar a versão virtual do real (e-Real) até 2024. A estimativa foi feita pelo assessor econômico do Banco Central, Fábio Araújo, que também é responsável por coordenar os estudos para a implementação da moeda digital.

Em participação de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), nesta quarta-feira (29), Araújo confirmou que o Banco Central planeja iniciar um período de testes já em 2022. O real digital servirá para pagamentos instantâneos, como o PIX, e promete reduzir as células.

“Teremos testes iniciais em 2022. Dada a complexidade, esse não é um problema que vai ser resolvido nos próximos meses. O horizonte de dois ou três anos parece um prazo mais adequado para que as condições para a eventual emissão de um Real digital estejam maduras”, detalhou.

Segundo o jornal o Globo, atualmente estão em curso discussões mais técnicas, como os possíveis impactos nos depósitos dos bancos e a capacidade de operar em conjunto com outras moedas digitais nacionais, como faz a Suécia, China e Coreia do Sul. O Banco Central também está em conversas com autoridades monetárias de países como Reino Unido e Itália para desenvolver o PIX internacional, que permitirá transferenciais internacionais instantâneas antes da chegada das moedas digitais, que serviria como uma espécie de ensaio de um mundo com menos circulação de dinheiro vivo.

Apesar de ainda levar anos para entrar em vigor, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirma que o Brasil está avançando em comparação com outros países.

*Com informações da Agência Senado e O Globo