quinta, 28 de março de 2024
Ajustes

Banco Central anuncia inclusão de detalhes de IPCA, PIB e emprego no Boletim Focus

Mudanças já constarão na próxima edição do relatório a ser divulgado na próxima segunda-feira, 20 de setembro

17 setembro 2021 - 12h28Por Redação SpaceMoney

O Boletim Focus, pesquisa semanal que reúne as medianas de expectativas de mercado realizadas por economistas de todo o país, vai incluir novos projeções já na próxima edição, a ser divulgada segunda-feira, 20 de setembro, segundo nota divulgada pelo Banco Central (BC) na última quinta-feira (16).

O relatório, agora, vai dispor de maiores detalhes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, do Produto Interno Bruto, PIB, e da taxa de desocupação.

Projeções trimestrais passam a ser automaticamente calculadas e apresentadas pelo sistema para IPCA e seus componentes (acumulado no trimestre), Câmbio (média do trimestre, por dia útil) e Taxa de desocupação (igual à do último mês do trimestre).

Em qualquer caso, projeções trimestrais são calculadas somente caso haja projeções (e/ou ocorridos) para os três meses do trimestre.

IPCA

Os detalhes do IPCA serão: IPCA administrados, IPCA livres, IPCA serviços, IPCA bens industrializados e IPCA alimentação no domicílio.

Para os componentes, a coleta ocorre para projeções mensais e anuais (preços administrados até então eram coletados apenas para horizontes anuais).

PIB

Quanto aos novos segmentos do PIB, são coletadas projeções para a variação anual.

São os novos componentes: PIB pela ótica da demanda, PIB Despesa de consumo das famílias, PIB Despesa de consumo da administração pública, PIB Formação Bruta de Capital Fixo, PIB Exportação de bens e serviços e PIB Importação de bens.

Taxa de desocupação

A taxa de desocupação, divulgada pela PNADC/M do IBGE, tem coleta para projeções mensais e anuais (fim de cada ano).

Outras informações

O Banco Central informou também que o Boletim Focus vai divulgar colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos cinco dias úteis e o respectivo número de respondentes para os horizontes dos anos corrente e seguinte.

Para os horizontes mensais, serão apresentadas colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis.

Com a mudança, não serão mais analisadas projeções para a variação da produção industrial e variações trimestrais do PIB de agropecuária, indústria e serviços. No entanto, a coleta de estimativas anuais para o PIB dos três setores está mantida.

As séries históricas das estatísticas das novas variáveis e das amostras dos últimos cinco dias úteis estarão disponíveis a partir de 20 de setembro no site do Banco Central.