sexta, 29 de março de 2024
Recuperação

Atividade de serviços da China volta a crescer em setembro, mostra PMI do Caixin

Índice subiu de 46,7 pontos, apurados em agosto, para 53,4 e afastou-se da mínima vista desde o ápice da pandemia no ano passado

08 outubro 2021 - 08h08Por Reuters
Bandeira da ChinaBandeira da China - Crédito: Reuters

Por Stella Qiu e Ryan Woo, da Reuters - A atividade no setor de serviços da China voltou a crescer em setembro uma vez que diminuiu um grande surto de Covid-19 na província de Jiangsu, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O PMI de serviços de Caixin/Markit subiu a 53,4 de 46,7 em agosto, afastando-se da mínima vista desde o ápice da pandemia no ano passado. A marca de 50 separa crescimento de contração.

O resultado da pesquisa, que foca mais em empresas menores nas regiões costeiras, está em linha com o resultado de um levantamento oficial da semana passada que também mostrou que o setor de serviços voltou a crescer.

Analistas dizem que o setor de serviços, que demorou mais para se recuperar da pandemia do que a indústria, é mais vulnerável a surtos esporádicos de Covid-19 no país.

"Diante disso, nos próximos meses, o governo deveria se focar em melhorar a prevenção à pandemia e controlar e aliviar a pressão do lado da oferta", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

Os subíndices de novos negócios, preços cobrados e emprego se recuperaram para território expansionista em setembro, embora os novos negócios para exportação tenham encolhido de novo, tocando a mínima em sete meses.

 

Tags: China, PMI